Treinar No Frio — Dicas Que Você Precisa Saber

Treinar No Frio — 3 Dicas Que Você Precisa Saber

Treinar no frio exige uma boa vontade imensa, não é mesmo? Mas o esforço sempre vale a pena. Afinal, praticar exercícios físicos ajuda a manter a disposição e, diga-se de passagem, no inverno, ela é muito bem-vinda. 

Neste artigo, separamos algumas dicas para você manter a sua rotina mesmo nas épocas mais geladas. Continue lendo!

Treinar no frio faz mal?

Manter o foco em uma rotina de treinos no frio é realmente difícil. O corpo pede para continuar na cama — ou para voltar para ela —, e fica complicado dizer não. Isso acontece porque, nas temperaturas mais baixas, nosso organismo precisa de uma quantidade maior de energia para se manter aquecido. 

Ou seja, essa preguiça é uma forma de economizar a reserva e, além disso, a vontade de comer mais, comum nessa época, é uma maneira de aumentá-la. 

Mas, apesar disso, treinar no frio e gastar essa energia não faz mal. Muito pelo contrário: o hábito traz benefícios para a saúde. 

Vantagens de treinar no frio

Fazer exercícios, seja qual for a época do ano, é muito benéfico para a saúde. Mas, no inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, os treinos têm algumas vantagens a mais para as pessoas. 

Maior gasto energético

Sabe aquela história de “treino no frio deveria valer mais”? Então, tecnicamente, ele vale mesmo. 

Durante os dias mais gelados, o corpo faz mais esforço para se manter aquecido. Por este motivo, há uma elevação do gasto energético durante a prática de atividades físicas.

Melhora no rendimento

Ainda que as pessoas se sintam mais motivadas a praticar esportes nos dias de sol, precisamos concordar que, depois de alguns minutos, a temperatura corporal aumenta e a fadiga chega. No frio, isso não acontece.

Como o calor se dissipa melhor pelo corpo a fim de esquentá-lo por completo, a sensação de cansaço é menor. Isso facilita o aumento de intensidade dos treinos. Então, o inverno pode ser uma ótima oportunidade para começar a se desafiar mais. 

Aumenta a disposição

No inverno, ficamos menos expostos ao sol, que é responsável por produzir algumas substâncias que geram prazer e bem-estar. Por conta disso, é comum enfrentar algumas alterações de humor nessa época. 

A prática de exercícios físicos, porém, pode evitar isso, já que produz os “hormônios da felicidade” (a serotonina, e endorfina e a dopamina). No fim, isso também te ajuda a se manter mais motivado e disposto no seu dia a dia.

Esses benefícios, contudo, não excluem a necessidade de alguns cuidados especiais também. Apesar de não fazer nenhum mal treinar no frio, para aproveitar as vantagens do exercício, você precisa se preparar de uma forma especial também.

3 dicas para treinar no frio

Veja, a seguir, dicas essenciais para manter a sua rotina de treinos no frio sem prejuízos e aproveitar todos os benefícios da prática: 

1. Fazer aquecimento

Em qualquer época do ano, fazer um aquecimento antes do treino é indispensável. Mas, no inverno, a importância desse preparo se torna ainda maior. 

Em dias mais frios, você provavelmente deve sentir vontade de ficar encolhido, certo? Os músculos e articulações ficam mais contraídos e rígidos nesse clima em uma tentativa de manter o corpo aquecido. 

Isso faz com que a gente fique mais “travado” e, consequentemente, mais propensos a lesões.

A boa notícia é que com um bom exercício de aquecimento e alongamento antes de começar o treino, os riscos diminuem significativamente. Por isso, antes de “pegar pesado”, comece a sua sessão preparando o seu corpo.

2. Se hidratar bastante

Nos dias mais frios, é comum a gente não sentir tanta sede. Afinal, se suamos menos, não perdemos tanto líquido. Só que, por outro lado, no inverno, o ar fica mais seco, o que pode acarretar outros problemas, como dificuldade na respiração. 

Por conta disso, mesmo em temperaturas mais baixas, a hidratação continua sendo essencial antes, durante e depois do seu treino. 

3. Investir em roupas adequadas

Para treinar no frio, você vai precisar investir em roupas que te protejam da baixa temperatura, como manguitos e pernitos, calças e jaquetas. Em épocas mais geladas, temos uma queda de imunidade naturalmente e, a falta de proteção adequada, pode facilitar a manifestação de gripes e resfriados.   

Na LIVE!, você encontra diversos modelos de roupas ideais para manter seu treino durante o inverno, como conjuntos de moletom, calças leggins, além de jaquetas e casacos. 

Entre no site da LIVE! e confira tudo o que precisa para continuar se exercitando no inverno.

(Visited 318 times, 4 visits today)

Postado em:Geral

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário