Guia: o que fazer em João Pessoa por Ray Luc

Oi, gente! Eu sou a Ray e tô aqui pra dar umas dicas bem bacanas de lugares para viajar e o que fazer em João Pessoa.

Eu nasci em Brasília, mas com 10 anos eu vim morar em João Pessoa. Uma cidade incrível, que me recebeu de braços abertos e que fez eu me apaixonar pela praia e pelo estilo de vida que eu tenho hoje. Então, nada mais justo, que inaugurar esse espaço apresentando pra vocês a minha cidade de coração. A impressão que eu tenho quando converso com algumas pessoas do Sul ou Sudeste, é que João Pessoa não existe no mapa. (hahaha) É sério! É incrível como a maioria tem o hábito de ir só pra Recife e Natal, simplesmente tiram João Pessoa do destino. Bom, só digo uma coisa: não sabem o que estão perdendo! (hehe) Mas espero que a partir dessas dicas, João Pessoa entre para a lista dos “lugares que preciso conhecer antes de morrer”! 😀

DCIM104GOPRO

O que fazer em João Pessoa

JP é uma cidade pequena, acolhedora, com clima de verão o ano inteiro (sim, aqui não existe frio e nos períodos de chuva, é super abafado), o nosso litoral é lindo, tem praias belíssimas e a água do mar é quentinha, uma delícia pra tomar banho. E pra quem não sabe, aqui é onde o sol nasce primeiro. É isso mesmo, a cidade é conhecida como ”Porta do Sol” porque aqui está localizada a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. Por volta das 4h30, o céu já está ficando claro.

O que eu mais gosto de fazer em João Pessoa é aproveitar o dia. E como aqui amanhece muito cedo, eu acho super válido começar o dia fazendo um passeio na orla da praia, seja pra caminhar, correr, dar um rolé de bike, skate ou patins. A vibe da cidade é tão incrível, que fazer esse esforço pra curtir a brisa e o visu da orla, vai valer a pena no final. E o mais legal é que todos os dias, das 5h às 8h, toda a praia (começando na praia de Manaíra até a praia do Cabo Branco – não sei exatamente quantos km são, mas é um percurso bem longo e lindo) fica livre para a prática de atividade física, ou seja, não passa carro. Top, né? Agora mentaliza aí você começar o dia cedinho dando um rolé na praia e depois tomar uma água de coco (detalhe, por R$ 2) à beira mar. Delícia, né? Pois é, seja bem-vindo à minha rotina! 😉 Mas, caso você não seja adepto a acordar 5h da manhã pra fazer atividade física (hahaha) você pode descartar essa dica. Mas que é mara, é!

joao-pessoa-que-fazer-3

O litoral da Paraíba

Bem, como toda cidade praiana vamos combinar que fazer passeio para conhecer o litoral, tem que estar no roteiro, né? Então vou listar agora algumas praias turísticas do Litoral Sul da Paraíba que se encontram no municípo do Conde/PB. Você pode tanto fazer esse passeio de buggy, com um guia, ou simplesmente alugar um carro e ir por conta própria. As estradas estão asfaltadas, em ótimo estado e com boa sinalização. E uma grande vantagem da Paraíba em relação aos outros Estados do Nordeste é a curta distância entre as praias e a capital. Dá pra visitar as praias mais distantes do Litoral Sul com apenas 1 hora de viagem. Até dá pra conhecer tudo em 1 dia, mas se der pra tirar 2 dias pra conhecer e aproveitar com calma, acho mais interessante. O acesso é pela Rodovia PB 008, ok? Ah, e vale ressaltar também que aqui é um sol pra cada cabeça, ok? Então nunca, jamais, esquecer do protetor solar. Vamos lá?!

– Primeira Parada: Praia de Carapibus. Praia tranquila, praticamente deserta, com ondas fracas, piscinas naturais, ótima pra banho e para passar o dia, porém, não tem estrutura de bar na praia. Mas uma boa opção para almoçar é a Pousada Aruanã.

foto 5

– Segunda Parada: Praia de Tabatinga. Fica colada com a praia de Carapibus. Lá você vai encontrar um barzinho chamado “Art Bar” que serve como um apoio.

– Terceira Parada: Praia de Coqueirinho. Ela fica logo após a praia de Tabatinga. Seu acesso não é dos melhores, a estrada é de terra e às vezes fica com erosão. Mas não deixe de visitá-la, é uma das mais bonitas, com muitos coqueiros na praia, falésias e canyons coloridos. Para os surfistas, lá até dá umas ondinhas de leve! :p Aconselho a ir cedo pra lá e passar o dia no Restaurante Canyon. Final de semana geralmente é bem movimentado.

foto 6

 

– Quarta Parada: Praia de Tambaba, a famosa praia de nudismo do Nordeste. Chegando na entrada da praia, tem uma falésia muito linda que vale a pena admirar a vista. Você pode estacionar o carro ali mesmo e descer para a praia. Dali do mirante você também vai poder ver a Praia de Arapuca, bastante frequentada pelos surfistas. Em Tambaba, existem duas áreas, uma de 200m onde os banhistas que querem usar trajes de banho podem usufruir das piscinas naturais e a outra é o acesso restrito aos naturistas.

– Quinta e última parada: Praia Bela. Essa praia já fica no município de Pitimbu, é a mais distante. É muito bonita, tem uma paisagem linda, porém, a infraestrutura lá não é das melhores.=/ Mas vale passar lá só pra conhecer rapidinho. Lá tem o encontro do rio com o mar.

 

Passeios em João Pessoa

Voltando pra JP… Aqui é interessante fazer um passeio de barco para mergulhar nas piscinas naturais de Picãozinho, que ficam em frente à praia de Tambaú e também conhecer Areia Vernelha (localizada em frente à praia de Camboinha, em Cabedelo) que é uma ilha formada por um imenso banco de areia, de cor avermelhada, coberto pela água do mar, que fica visível quando a maré está baixa.

Passar o dia no Lovina também é uma ótima pedida. O Lovina é um bar beira mar super astral e bem badalado.

Para ver o pôr-do-sol, o ponto turístico é a Praia do Jacaré. Todo dia, o artista Jurandy do Sax, faz uma apresentação belíssima ao som do Bolero de Ravel.

foto 9

Para os que curtem sair à noite, balada aqui não é muito forte, mas tem uns barzinhos legais, como o Devassa, Dona Branca, Chopp Time, Real Botequim, Bendito Suco. Dar uma volta na Feirinha de Tambaú também é uma opção.

 

Restaurantes

Quando o assunto é comida…

Patroni Pizza: localizada no Mag, um shopping na praia, super agradável de frequentar.

– Restaurante Filetto.

– Apettito: localizado na Feirinha de Tambaú.

Adega do Alfredo.

Nau: especializado em frutos do mar.

Mangai: especializado na comida nordestina. Super recomendado!

Marítimos.

Gulliver Mar.

– Levíssimo: restaurante natural de saladas e crepes, fica no bairro de Manaíra.

Empadinhas Barnabé: melhor empadinha da vida! Indico os sabores charque com catupiry e a de chocolate!

 

Onde Ficar

Rede de Hotéis Nord
Hotel Tropical Tambaú 
Pousada Tamandaré
Xênius Hotel
Hardman Praia Hotel
– Intercity João Pessoa
Hotel Village

– Hotel Ibis (praia do Cabo Branco)
Hotel Verde Green 

 

Bom galera, acho que é isso! Espero que essas dicas despertem em vocês o desejo de passar uns dias em Jonnhy People!

Beijos e até o próximo destino! =*

Danielle Reis

Written by

Jornalista de Moda, é coordenadora do marketing digital e eventos da LIVE!. Adora andar de patins, jogar squash e se aventurar em esportes ao ar livre.

Deixe uma resposta