Outubro Rosa: mês dedicado à prevenção do Câncer de Mama

Mostrar a importância de se prevenir contra o Câncer de Mama. Esse é o objetivo do Outubro Rosa.

Outubro Rosa

Um mês todo dedicado a falar desse assunto delicado. O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. Pouco tempo depois o Brasil também apoiou a causa, iluminando alguns monumentos públicos com a cor da campanha de prevenção ao Câncer de Mama.

Durante esse período as informações sobre como se prevenir, a importância do autoexame entre outros, é reforçada.

Alimentação

Alimentar-se com produtos frescos e consumir menos carne vermelha, sal e carboidratos processados pode reduzir os riscos de câncer em até 20%. Além disso, o consumo diário de 10 gramas de fibra reduz o risco em 7%.

Mamografia

A mamografia ajuda a salvar vidas! Estima-se que, com o exame, é possível evitar mais de 1100 mortes a cada 100 mulheres entre 50 e 74 anos.

Autoexame

O autoexame pode ajudar a encontrar precocemente nódulos. Mas para isso é preciso se conhecer e fazê-lo mensalmente para poder notar qualquer alteração na mama. A qualquer sinal de alteração, procure um mastologista (médico especialista em mamas).

O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação.

Como fazer o autoexame:

No chuveiro ou deitada: coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

Diante do espelho: inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração. Por fim, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

Maus Hábitos

Os casos de câncer de mama são 24% mais altos em fumantes e 13% em ex-fumantes. O consumo de duas a cinco doses de álcool por dia aumenta em até 1,5 vezes o risco de câncer.

Vitaminas

O risco de desenvolver câncer de mama diminui com a alta absorvição de vitamina D. Além da exposição ao sol, ela pode ser absorvida com a ingestão de salmão e atum.

Exercícios

Caminhar semanalmente, de 1h30 a 2h30 reduz o risco de câncer de mama em até 18%. Mulheres que tem aumento de peso superior a 27 quilos após os 18 anos dobram as chances de câncer de mama após a menopausa.

Cuide de quem você ama

Cuide de você e das mulheres que você ama e compartilhe com elas essas informações!

Vista-se de rosa

Vem ver no site os looks LIVE! para você levantar a bandeira do Outubro Rosa.

Fê Lüttke

Written by

Analista de Mídias Sociais da LIVE!, adora levar uma vida leve. Ama correr e se orgulha em ser uma meia maratonista. Autora do blog Mulheres na Pista (www.mulheresnapista.com)

Deixe uma resposta