Estilo Esportivo — Como Adotar O Athleisure?

Estilo Esportivo E Casual — Como Adotar O Athleisure?

Sinônimo de conforto e praticidade, a combinação do estilo esportivo com o casual dá ênfase para a comodidade, sem deixar de lado a elegância. Porém, para quem adota essa tendência, isso pode não ser simples. Afinal, como manter a personalidade sem cair no básico demais ou no excesso de informalidade? 

Separamos algumas dicas para apostar em looks com essa vibe sem errar. Confira a seguir!

O que é o estilo esportivo?

O estilo esportivo faz parte da Teoria dos Estilos Universais, desenvolvida na década de 80 pelas consultoras de imagem americanas Alyce Parsons e Mimi Dorsey. Segundo elas, existem 7 classificações dessas. Dentre elas, o esportivo — ou natural, como também é chamado — é o mais despojado e casual de todos. 

Apesar de como foi nomeado, esse estilo não tem, necessariamente, ligação com a prática de esportes, mas até pode ter.

O athleisure — união dos termos athletic (atlético) e leisure (lazer)  —, que é uma das suas vertentes mais conhecidas e exploradas na atualidade, consiste em usar no dia a dia roupas que normalmente são utilizadas nos treinos combinadas com roupas mais casuais.

Quais são os 7 estilos universais?

Para você entender melhor as características mais marcantes dessa tendência, vale a pena entender quais são os outros estilos existentes e fazer algumas comparações. 

  1. 1. romântico: explora a feminilidade e a leveza. São comuns as saias rodadas, os vestidos, os sapatos scarpins e as candy colors;
  2. 2. clássico: adotado por mulheres que prezam pela atemporalidade, qualidade e um “quê” de formalidade. No guarda-roupa, não faltam calças de alfaiataria, mocassins e blazers;
  3. 3. elegante: valoriza a sofisticação e o requinte, adotando muitos acessórios, como jóias, relógios e bolsas;
  4. 4. sensual: busca valorizar o corpo, mas, claro, sem perder a sofisticação. Por isso, são comuns roupas mais decotadas e justas — sem exageros;
  5. 5. urbano: transmite força e modernidade por meio de roupas como jeans destroyed, casacos volumosos, calças tomboy e coturnos;
  6. 6. criativo: é o mais livre e ousado de todos, pois usa referências de cada um deles, unindo diferentes características;
  7. 7. esportivo: tem como traços mais marcantes a jovialidade e informalidade, consistindo no uso de roupas mais versáteis e básicas. 

Ainda que um dos atributos mais notáveis do estilo esportivo seja a funcionalidade, é muito possível fugir do usual e ousar na composição dos looks usando os seus elementos principais como base de criação.

Principais elementos do estilo esportivo

O segredo para construir um guarda-roupa no estilo esportivo é apostar em roupas fluidas e peças coringas, que podem ser utilizadas em diversas ocasiões. Os elementos principais para a adoção desse estilo são:

  • . tanto modelagens soltinhas, que facilitem o movimento, quanto modelagens mais ajustáveis ao corpo;
  • . tecidos leves e confortáveis;
  • . roupas lisas ou com estampas despojadas e simples, como o xadrez ou listras;
  • . preferência por sapatos baixos, como tênis e rasteirinhas;
  • . design simples.

Agora que você já sabe quais são os aspectos mais particulares do athleisure, veja dicas práticas para adotar o estilo sem perder a elegância. 

Como se vestir no estilo esportivo?

Para assumir o athleisure como sua marca pessoal, alguns itens não podem faltar no seu guarda-roupas. Confira alguns dos elementos essenciais para adquirir.

Bermuda biker

As bermudas bikers deixaram de ser apenas uma das roupas de ciclismo feminina para se tornar um artigo conceito em looks do dia a dia. Elas viraram protagonistas em algumas composições, sendo facilmente combinadas com:

  • . t-shirts oversized;
  • . jaquetas abertas com tops de academia por baixo;
  • . camisões de tecidos abertos, como as chemises.

Na LIVE!, você encontra diversos modelos de bermudas bikers em diferentes comprimentos:

Tops de academia

Os tops de academia, em composições de looks para o dia a dia, viram lindos croppeds, que ainda têm como vantagem uma excelente sustentação dos seios, uma vez que, normalmente, seus tecidos são mais firmes. Confira alguns modelos da LIVE!:

T-shirts

T-shirts oversized são praticamente essenciais em um guarda-roupa athleisure! Elas combinam com pantalonas, saias, calças jeans e shorts, dando um toque esportivo para qualquer que seja o look. 

Conjuntos de moletom

É impossível citar comfy wear sem falar de moletom. Quando buscamos uma pegada mais despojada, ele é uma aposta certeira.  

Dica extra: combinar o athleisure com outros estilos

Como dica extra, uma última ideia é adotar um estilo mais livre e criativo e misturar roupas com um pegada mais esportiva com elementos voltados para o urbano, romântico, elegante ou outro qualquer. Por exemplo, adicionando um blazer ou um scarpin.

Essa junção pode elevar ainda mais o nível de elegância e ousadia do seu look!

A LIVE! é uma marca de fitness e beachwear que preza muito pela qualidade, conforto e elegância das roupas. 


Conheça nossas peças e coleções para montar o seu guarda-roupa no estilo esportivo com o máximo conforto e sofisticação. Visite o site da LIVE!.

(Visited 133 times, 1 visits today)

Postado em:Estilo

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário