Esportes De Praia Para Praticar Na Areia E No Mar

8 Esportes De Praia Para Praticar Na Areia E No Mar

Esportes de praia, praticados ao ar livre e à beira-mar, são uma excelente alternativa para quem não curte tanto academias e espaços fechados, mas busca manter uma rotina de exercícios. Se você está pensando em começar a praticar, veja essa lista, em que separamos diversas opções!

8 esportes de praia

Os esportes de praias são divididos em dois tipos:

  • . esportes aquáticos: aqueles praticados dentro do mar;
  • . esportes de areia: realizados na orla, em terreno arenoso e, portanto, mais fofo. 

Confira algumas ideias de atividades que podem ser realizadas nesses dois espaços!

1. Beach Tennis

Um mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol: assim pode ser definido o beach tennis. O esporte consiste em dois times que jogam uma bolinha de um campo para o outro, por cima da rede, utilizando uma raquete.

Essa é uma modalidade que se popularizou no Brasil recentemente, mas já faz muito sucesso nas praias. 

Entre os seus principais benefícios estão o fortalecimento muscular e o desenvolvimento cognitivo. Além, é claro, dos momentos de diversão e descontração junto com os amigos.

2. Frescobol

O frescobol é um dos esportes de praia originalmente brasileiro — mais precisamente, carioca. Ele nasceu nas praias do Rio no século passado e, ao longo do tempo, foi se tornando popular em todo o litoral brasileiro, porque é uma atividade relativamente simples de se jogar, sem muitas regras ou técnicas envolvidas. 

No jogo, uma dupla joga uma bolinha de um lado para o outro utilizando raquetes. O objetivo é não deixar o objeto lançado cair durante o trajeto até o outro jogador. Por isso, lembre-se: vocês não são rivais, e sim parceiros. 

Esse é um exercício aeróbico, porque estimula a capacidade cardiorrespiratória, e ainda promove um bom gasto calórico.

3. Futebol de areia

Mesclando as regras do futebol e do futsal, a modalidade praiana se diferencia desses outros dois esportes por duas características principais:

  • . deve ser jogado na areia, com os pés descalços — ou, no máximo, uma meia;
  • . a bola utilizada, apesar de ter a mesma circunferência, é um pouco mais leve.

O futebol de areia é uma excelente alternativa de exercício para quem deseja fortalecer as pernas, coxas e as panturrilhas. Isso porque o terreno fofo exige mais força dos músculos inferiores para mover o corpo. 

4. Vôlei e Futevôlei

O vôlei e o futevôlei são considerados esportes de praia irmãos.

O vôlei de praia foi popularizado na Califórnia, no século 20. O futevôlei, por sua vez, é uma adaptação brasileira dessa modalidade, unindo características do nosso esporte favorito, o futebol. Ele tem origem nos anos 60, nas praias do Rio. 

As regras dos dois esportes são bem semelhantes, mas, enquanto, no vôlei, utilizamos somente as mãos e os braços, no futevôlei, é justamente o contrário. São permitidas jogadas com os pés e coxas e, no máximo, usando peito, ombros e cabeça.

Entre os principais benefícios dessas práticas estão o desenvolvimento de agilidade, velocidade e equilíbrio. 

5. Slackline

Neste esporte, ao contrário dos outros, a regra é justamente não manter os pés na areia. O slackline consiste em atravessar uma fita elástica esticada entre dois pontos e suspensa no ar. 

Dessa forma, o objetivo do praticante é atravessar a linha sem cair — por este motivo, é aconselhado que a superfície abaixo seja fofa, para amortecer em caso de queda. Por isso, ele entra nessa lista de esportes de praia.

O principal ponto que essa atividade ajuda a desenvolver é o equilíbrio, mas ela também estimula o foco e a concentração. 

6. Natação

Se você é daqueles que vai à praia e não deixa de cair no mar, fazer natação nas águas salgadas é unir o útil ao agradável. Afinal, esse ambiente apresenta algumas vantagens em relação às piscinas, a começar pela falta de limitação do espaço.  

Mas, além disso, esse esporte aquático apresenta vantagens como:

  • . promove maior fortalecimento muscular, pois será necessário fazer força e nadar contra o fluxo natural da água;
  • . desenvolve senso de segurança dentro do oceano. 

7. Mergulho

Outro esporte aquático para quem ama o mar é o mergulho. Essa atividade tem o principal benefício de aperfeiçoar a capacidade respiratória, o que alivia a tensão e o estresse, e ainda melhora a circulação sanguínea, pois auxilia na absorção de oxigênio.

Além disso, como vantagem extra, também promove maior interação com a vida marinha!

8. Surfe

Por fim, o surfe é um dos esportes aquáticos que não poderia faltar nessa lista. A atividade consiste em deslizar pelas ondas do mar com o auxílio de uma prancha. Para isso, são utilizadas várias técnicas:

  • . bodyboard: o esportista fica de bruços na prancha, e não em pé;
  • . kitesurf: além da prancha, é utilizada uma pipa, que aproveita o impulso do vento para realizar movimentos no mar;
  • . stand up paddle: a pessoa fica em pé na prancha e vai remando — geralmente em águas mansas e paradas. 

Gostou de conhecer essas opções de esportes de praia? Olhando essas alternativas, já conseguiu decidir qual é a mais adequada para você?

Lembre-se que, independente da sua escolha, fazer atividades em ambientes abertos exige uma preocupação extra com os raios solares. Caso contrário, o que seria bom para a saúde, pode gerar um problema. 

Por este motivo, é fundamental investir em uma blusa de proteção solar. Veja porque comprar uma camisa UV da LIVE! para fazer esportes de praia. 

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Postado em:Fitness

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

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