aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Dia Nacional do Ciclista: confira dicas para pedalar – LIVE! Blog LIVE! Blog
dicas para pedalar no blog da LIVE!

Dia Nacional do Ciclista: confira dicas para pedalar

Reunimos dicas para pedalar que vão te ajudar a iniciar a modalidade, tornando essa experiência ainda mais prazerosa!

A bicicleta é um dos meios de transporte mais versátil! Além de uma ótima atividade física, contribui para a mobilidade urbana e é amiga do Meio Ambiente! Neste Dia Nacional do Ciclista, que tal aproveitar para incluir a bike no seu dia a dia? 

Dia do Ciclista:  por que é celebrado neste dia? 

O Dia Nacional do Ciclista, celebrado oficialmente no dia 19 de agosto, é uma homenagem ao biólogo Pedro Davison, de 25 anos, que morreu em 2006 após ser atropelado enquanto pedalava em Brasília.

A data busca promover uma reflexão sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito para a proteção dos ciclistas, além de incentivar o uso da bicicleta.

Leia também: Saúde e Bem-Estar: Dicas Para Uma Melhor Qualidade de Vida 

O que preciso saber para começar a pedalar?

Seja como um exercício aeróbico, meio de transporte ou atividade de lazer, a bicicleta tem sido cada vez mais incentivada! A expansão das cidades nas últimas décadas despertou a necessidade de hábitos mais sustentáveis em nosso cotidiano e um lifestyle mais alinhado à essa proposta. 

Antes de conferir as nossas dicas para pedalar, é importante entender melhor as necessidades de um ciclista para garantir uma boa pedalada. Veja o que é importante saber!

Confira 5 dicas para pedalar:

  • Conheça o tipo de bike adequado para cada prática 

O primeiro passo para começar a pedalar é definir o seu objetivo. Você busca uma bicicleta apenas para andar aos fins de semana? Ou pretende usá-la para ir ao trabalho também? Fará trajetos longos ou curtos? Pensa em viver o ciclismo como esporte, fazendo pedais longos e viagens? 

A resposta para essas perguntas é o que vai definir o tipo de bike recomendada para a sua necessidade.

Se o objetivo for apenas andar de bicicleta, passeando pelos parques da cidade, talvez seja interessante investir em um modelo mais básico inicialmente. Mas se você faz o tipo esportivo e pretende usá-la para fazer pedais mais longos, trilhas ou ainda quer fazer da bicicleta um meio de transporte, o ideal é pedir orientação em uma loja especializada.

Neste caso, é importante que os tamanhos de quadro e roda, assim como a regulagem de selim e guidão, sejam escolhidos de maneira personalizada levando em conta o seu tamanho e o tempo que vai passar em cima da bike.

  • Faça manutenções frequentes

O mesmo cuidado que temos com o carro, é preciso ter com a bicicleta. Por isso, invista em manutenções periódicas. Isso é fundamental para garantir que tudo esteja funcionando corretamente, garantindo, principalmente, a sua segurança na hora de pedalar. 

A dica é manter um profissional de confiança que poderá te orientar quando for preciso substituir alguma peça, por exemplo.

  • Use equipamentos de segurança

Tão importante quanto o bem-estar gerado ao pedalar, é garantir que essa atividade seja feita com toda a segurança. Por isso, uma de nossas dicas para pedalar é investir em bons equipamentos!

O uso de capacete com luz led e iluminação sinalizadora – na parte da frente e de trás da bicicleta – é muito importante e vai te deixar mais seguro antes de pegar a estrada.

Outra dica, é investir em roupas que tenham estampas que refletem a luz, pois elas te deixam mais visível para os motoristas na rua quando estiver pedalando. Além de aumentar a sua segurança, principalmente à noite, também contribui para um melhor convívio com outras pessoas no trânsito.

  • Invista em roupas confortáveis

Pedalar com uma roupa confortável para a prática vai melhorar a sua experiência com a bicicleta!

Bermudas com pad anatômico são uma ótima escolha para quem vai passar um bom tempo em cima da bike, pois evitam desconforto e auxiliam na absorção de impactos.

Nos dias de frio ou chuva, elas podem ser combinadas com pernitos – peças usadas para cobrir as pernas, produzidos com o mesmo material compressivo das bermudas – que protegem e aquecem em dias de clima instável. 

dicas para pedalar no dia do ciclista

  • Converse com outros ciclistas e busque informações sobre pedal

Pessoas que pedalam há bastante tempo e já têm experiência com a bike são ótimas fontes para quem quer dicas para pedalar.

Procure grupos que costumam se reunir para fazer pedais e não tenha receio de tirar suas dúvidas. Peça dicas de equipamentos e novos locais para conhecer. Conhecer novas pessoas que compartilham afinidades e experiências é uma das vantagens!

  • Não esqueça do aquecimento

Aquecer e alongar o corpo é fundamental antes de praticar qualquer atividade! No ciclismo, isso não é diferente. 

Ao pedalar, os músculos das pernas recebem uma alta carga de trabalho e são constantemente requisitados. Por isso, antes de subir na bike, faça exercícios de alongamento em todo o corpo e dê especial atenção à região do quadril e pernas. 

Também é interessante fazer exercícios focados em mobilidade de tornozelo, quadril e ombros. Eles vão ajudar a manter as articulações aquecidas e melhorar a amplitude dos seus movimentos.

Além de evitar lesões e desconfortos, também vai melhorar o seu desempenho no pedal. Fica a dica! 

7 benefícios do pedal para a sua saúde e bem-estar

  1. É um ótimo momento para exercer a concentração e o autocuidado;
  2. Libera a tensão e o estresse, aumentando os níveis de serotonina – o hormônio da felicidade;
  3. Melhora a circulação e o sistema cardiovascular;
  4. Pedalar contribui para a mobilidade urbana e a diminuição de congestionamento no trânsito;
  5. É um meio de transporte sustentável e não emite poluentes;
  6. Ao andar de bicicleta, é possível ter um novo olhar sobre a própria cidade, percorrendo caminhos que de carro não seria possível;
  7. É uma boa oportunidade de conhecer outros amantes da bicicleta, fazer novas amizades e compartilhar experiências.

dicas para pedalar e garantir benefícios

Leia também: Ciclismo: Conheça os benefícios de andar de bicicleta

Dicas para pedalar a caminho do trabalho 

Ir para o trabalho pedalando é uma boa ideia para quem quer encaixar uma atividade física no dia, mas não tem muito tempo disponível. Além de evitar os engarrafamentos tão frequentes nas grandes cidades, também fará você chegar mais disposto para o trabalho. 

  1. Informe-se antes sobre o trajeto: para garantir que o percurso seja feito com segurança, é importante pensar no caminho ideal para ser feito de bike. Veja se as ruas contam com ciclofaixas ou ciclovias destinadas exclusivamente para quem vai andar de bicicleta, além de semáforos que facilitam na hora de atravessar. E, claro, não esqueça do capacete e das iluminação na bike!
  2. Leve roupa extra: nem sempre a roupa que você gosta de usar no trabalho será confortável para pedalar. Por isso, o ideal é levar o look do dia na mochila e ir com uma roupa confortável para a prática. 
  3. Arrume-se na empresa: o ideal é se programar para chegar uns minutinhos mais cedo para que você possa se arrumar e vestir-se com a roupa escolhida para passar o dia.
  4. Aprenda o básico de manutenção para andar de bicicleta: fique tranquilo! A ideia não é sugerir que você se transforme em um mecânico profissional no conserto de bikes, mas evitar que seja pego desprevenido.

Saber o básico da manutenção de emergência será muito útil se a corrente acabar caindo no meio do caminho ou o pneu furar sem que haja alguma oficina por perto.

Então, outra de nossas dicas para pedalar é levar na mochila um kit de remendo para conserto de pneus, uma câmara de ar e uma espátula para retirar o pneu da roda. São itens pequenos, que vão ocupar pouco espaço, mas extremamente úteis se houver necessidade. 

dicas para pedalar

Roupas para ciclista

Seja qual for o seu objetivo com a bike, roupas confortáveis fazem toda a diferença na hora de pedalar, tanto para iniciantes quanto para ciclistas experientes. Na hora de escolher, opte por produtos que tenham: tecnologia refletiva, anti-impacto e secagem rápida. 

A linha LIVE! Bike é pensada e desenvolvida especialmente para isso! As peças contam com tecnologias que, além de garantir o seu conforto, também vão melhorar sua performance no pedal.

Confira em nossa loja on-line ou visite uma de nossas lojas físicas localizadas em todo o Brasil.

(Visited 36 times, 1 visits today)

Postado em:Bem-estar

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário