Saúde e Bem-Estar: Dicas Para Uma Melhor Qualidade de Vida

Saúde e bem-estar é sempre um tema muito importante e, no Dia Nacional da Saúde, nós trouxemos dicas bem legais para você colocar em prática.

A data vem com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de se ter um estilo de vida mais saudável, de despertar dentro de cada um valores relacionados à saúde e a presença da qualidade de vida no dia a dia.

E, com a pandemia pela qual estamos passando, o Dia Nacional da Saúde chega ainda mais forte trazendo reflexão: como estamos cuidando de nós mesmos? O que estamos fazendo para cuidar da nossa saúde?

O distanciamento social provocou uma série de transformações – e ainda continua! Grandes mudanças que pedem uma grande atenção de todos. Por isso, separamos várias “pílulas” para você ler e colocar em prática diariamente:

Primeiramente, planeje a sua semana

Ainda no domingo, tire trinta minutos para planejar a sua semana: liste suas tarefas, ajuste compromissos, use uma agenda. Se você é mais do universo digital, use os aplicativos ao seu favor: Notion e Google Keep são  dois apps ótimos para se planejar e alcançar resultados.

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5 dicas de saúde para fazer todos os dias

Algumas “tarefas” são essenciais para a sua saúde e bem-estar e devem fazer parte da sua rotina. Isso porque elas ajudam no bom funcionamento de todo o corpo fazendo com que você se sinta mais forte e disposta para realizar todas as suas atividades diárias

Beba água

Algo tão simples, barato e cheio de benefícios! Beber água ao longo do dia evita o inchaço e contribui para a absorção dos nutrientes — sem contar que o seu cérebro também acaba sendo beneficiado, garantindo maior capacidade de concentração e memória. 

Mantenha-se ativo

Você pode começar com alongamentos logo pela manhã (e sempre que puder) pois eles ajudam a relaxar a mente e preparam o corpo para as atividades do dia, melhorando as tensões e desenvolvendo a consciência corporal. 

Além disso, aposte em caminhadas, corridas, treinos de luta ou até mesmo dança… Independente da sua atividade favorita, colocar o corpo em movimento melhora o sistema cardiovascular, fortalece os músculos e ajuda positivamente a memória e o equilíbrio.

Se você quiser, temos vários vídeos de alongamentos e treinos disponíveis em nosso IGTV

saúde e bem-estar com atividades físicas

Tome banho de sol

A dose diária de vitamina D ajuda na saúde dos ossos e está envolvida em várias funções do sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso. Para garantir, aposte em pequenos momentos ao sol antes das 9 horas e depois das 16 horas.

Tenha uma respiração consciente

Não é para menos que, na busca por mais saúde e bem-estar, muitas pessoas acabam buscando por atividades que trabalham bem a respiração como o yoga e pilates, por exemplo. Respirar de forma consciente traz benefícios para todo o corpo.

Se você quiser experimentar algo tão bom e simples, faça pequenas pausas diariamente: inspire lentamente o ar pelo nariz, preenchendo o pulmão, e expire pela boca.

Aposte em looks confortáveis

Se tem uma coisa que aprendemos com o isolamento social é prezar pelo extremo conforto – e não estamos falando em vestir o pijama 24 horas. É sobre vestir looks acolhedores e cheios de estilo que nos fazem sentir bem e confiante em todos os momentos do nosso dia.

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saúde e bem-estar com looks confortáveis

10 dicas de saúde e bem-estar para fazer sempre que puder

Mas, é claro, garantir saúde e bem-estar vai muito além dos fatores físicos que devem fazer parte da rotina como. É, na verdade, um mix entre o físico e o mental que vai fazer toda a diferença na sua qualidade de vida – principalmente neste momento de pandemia:

Tenha pequenos rituais 

Crie uma rotina de autocuidado – um ritual com pequenas atividades para cuidar de quem realmente importa: você. Ao acordar, por exemplo, faça pequenos alongamentos para despertar o corpo todo enquanto pensa em 3 coisas boas. 

Quando precisar descansar e relaxar, que tal aproveitar um maravilhoso escalda-pés? A Naturalíssima ensina uma receita super fácil no nosso IGTV.

Antes de dormir, que tal combinar consigo mesmo de deixar o celular de lado por – pelo menos – 15 minutos. Neste momento vale até tomar um chá quentinho e ler um livro, ou ouvir uma música mais tranquila.

Olhe para o céu

Você sabia que apreciar a beleza da simplicidade faz bem? Pesquisas apontam que quem tem o hábito de contemplar o céu tende a ser uma pessoa melhor, mais educada e também disposta a ajudar os outros.

Cozinhe algo que você ama

E faça isso para alguém especial. Quando cozinhamos, diminuímos os níveis de estresse pois colocamos toda a nossa atenção no momento e esquecemos dos problemas do dia. E quando fazemos isso para alguém, com muito carinho e afeto, o resultado só poderia ser de gratidão ao ver a reação de quem a gente gosta. Cozinhar faz bem para o corpo e para a alma. 

Crie uma playlist acolhedora

Já foi comprovado que a música pode melhorar o humor e a afastar a depressão. Então, faça a sua ‘listinha’ de músicas acolhedoras e gostosas de ouvir para dar o play quando você mais precisar. A nossa favorita atualmente é essa aqui.

Tenha uma horta em casa

Além de ser terapia para a mente, é uma ótima oportunidade para você se conectar com a natureza – mexendo com a terra e as plantas – e ainda contribuir para a alimentação mais saudável de toda a família, livre de agrotóxicos.

Dedique tempo ao seu pet

Eles amam estar juntinhos. Se você não tem, que tal adotar? Ter um animal de estimação faz bem à saúde, alegra os nossos dias e aquece o coração

saúde e bem-estar com pets

Aprenda coisas novas e compartilhe conhecimento

Se você estiver com tempo livre na internet, aproveite para escolher um assunto do seu interesse para estudar diariamente por 10 minutos. Que tal aprender sobre “trabalhos manuais” ou “mercado financeiro”, por exemplo?

Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca e o neurologista Tarso Adoni, aprender novas atividades e desafios pode beneficiar a sua saúde e bem-estar. “Aprender novas habilidades ajuda a estimular o cérebro e a mantê-lo saudável, já que o obriga a buscar permanentemente novos circuitos e a criar novos caminhos. Esses caminhos fortalecem as conexões cerebrais, podendo ainda evitar doenças como Alzheimer, demência e Parkinson, por exemplo.”

Faça um detox digital

Organize seu smartphone e suas redes sociais eliminando aquilo que é energia ruim e deixe apenas o que te faz bem e feliz: organize as fotos do rolo de câmera; siga apenas perfis que falem de coisas boas; exclua apps que você não usa mais;

Mantenha contato

Sempre que puder, mande um WhatsApp para seus amigos, pergunte se estão bem e quais as novidades, falem de coisas boas. Faz tempo que você não conversa com alguém? Reative o contato e diga que está com saudade! 

Seja gentil com o próximo

Lembre-se que todos estamos travando as nossas próprias batalhas. Então, que tal transformar o dia de alguém que cruzar o seu caminho hoje fazendo um elogio?

Saúde e bem-estar é sobre o que colocamos para dentro mas, também, sobre o que vem de dentro de nós e compartilhamos com o próximo. Sentimentos de empatia, por exemplo, nos permite ampliar os horizontes para enxergar a perspectiva do outro, gerando uma troca de experiências que nos ajuda a lidar melhor com os nossos próprios medos. 

Estas são pequenas atitudes que, colocadas em prática, podem fazer muita diferença. Mas, tenha calma. Faça uma coisa de cada vez: viva o momento presente com foco e gentileza naquilo que está fazendo. Isso diminui o sentimento de ansiedade e tudo fica mais fácil.

Todos temos limites, por isso não se cobre tanto e respeite os seus. Faça o possível hoje e, se não der, então está tudo bem. Respire fundo e tenha a certeza que você deu o seu melhor.

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Escrito por Team LIVE!

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