como-manter-a-saude-fisica-e-mental

Como Manter A Saúde Física E Mental No Dia A Dia?

A correria do dia a dia faz com que, muitas vezes, as pessoas se esqueçam de alguns hábitos práticos que auxiliam a manter a saúde física e mental. 

Estar quase 100% do dia focado no trabalho principalmente em tempos de home office  ou ocupado com filhos, casa, família e demais situações, pode ser a rotina de grande parte das pessoas — o que não é algo totalmente saudável. Por isso, é importante estar sempre atento e se policiar para manter algumas práticas simples, porém eficazes, para o bem-estar do seu corpo e da sua mente.

Dicas para manter a saúde física e mental 

Veja algumas dicas de como manter sua saúde física e mental no dia a dia.

1. Durma o suficiente 

Sabe-se que uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde em dia, assim como noites mal dormidas podem desencadear falhas de memória, lentidão, estresse e outras doenças sérias como obesidade e hipertensão. 

Portanto, o ideal é que um adulto saudável durma de sete a oito horas diárias, e algumas dicas práticas podem ajudar a manter essa rotina:

2. Tenha horários de sono definidos 

Programe a sua rotina noturna para dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias. Se você sabe que precisa levantar cedo no dia seguinte, deite-se em um momento que seja o suficiente para estar no mínimo sete horas em repouso.

Estabelecer horas fixas fará com que seu corpo se acostume e, por mais que no início seja um pouco difícil, logo você estará habituado a dormir nos horários estipulados.  

3. Saia dos aparelhos eletrônicos 

Desligar todos os aparelhos eletrônicos, como televisão, celular e computador, pelo menos 30 minutos antes de dormir, também ajudará o seu cérebro a entender que está chegando o horário de repouso. Quanto mais tempo você fica ativo, o exercitando, mais poderá prejudicar o seu sono. 

4. Tome um chá ou utilize óleos relaxantes

Optar por consumir chás com propriedades relaxantes antes de dormir, como camomila, cidreira ou maracujá ajudam a induzir o seu sono.

como-manter-a-saude-fisica-e-mental

Os óleos essenciais relaxantes também são grandes aliados, pois têm efeitos calmantes e estimulam a produção hormonal, promovendo o bem-estar. Coloque de duas a três gotas no travesseiro ou em um aromatizador antes de dormir e promova um ambiente mais tranquilo.

5. Traga mais consciência para a sua alimentação 

Além de eleger alimentos mais saudáveis para a sua dieta, como frutas, verduras, legumes, chás, sucos e grãos, tenha em mente que você precisa se alimentar em horários bem distribuídos e, se possível, com mais calma e atenção. 

Utilize a prática de concentração Mindfulness ao se alimentar: esteja presente, prestando atenção nas texturas, cheiros e sabores. Mas, é claro, para que isso realmente aconteça é importante que você deixe de lado as distrações do celular ou televisão, por exemplo. 

Além disso, muitas vezes as demais ocupações do dia fazem com que você se esqueça de tomar água ou nem perceba que está com fome. Portanto, tire um tempo para fazer suas refeições corretamente.

Conhecer bem e investir nos alimentos que proporcionam mais vitaminas e energia é outro fator importante para a sua saúde física e mental, pois também ajudará a mantê-lo disposto para os afazeres durante todo o dia. 

Mas faça essa transição aos poucos, não corte tudo o que consome atualmente de uma vez. Opte por substituições menores e significativas, como trocar um biscoito recheado por uma fruta na hora do lanche. 

6. Dê pequenas pausas na sua rotina 

É normal que pessoas que se mantêm bastante ocupadas durante o dia nem percebam o tempo passar, e, principalmente, não se dão conta de quantas horas já estão em frente ao computador, caderno, livro, etc. Mas pequenas pausas são necessárias e muito significativas para manter o foco e a concentração.

Aproveite e faça pausas de, no mínimo, 15 minutos para comer um lanche, caminhar, brincar com o seu animalzinho de estimação ou assistir vídeos que você goste.

Como Manter A Saúde Física E Mental No Dia A Dia

7. Realize projetos pessoais

Separar momentos no meio da rotina para cuidar de projetos próprios ajudará a manter você motivado e mais satisfeito. 

Todas as pessoas têm planos e metas que pretendem realizar, e tirar um tempo para fazê-los é essencial para manter o foco e saber a direção que deseja seguir. 

8. Tenha momentos com você mesmo

Além disso, ao contrário do que se imagina, separar um tempo para lazer também melhora a saúde física e mental, e atividades consideradas “não produtivas” são bem importantes. 

Tire momentos para assistir sua série favorita, sair com os amigos, jogar, praticar esportes que lhe satisfazem, viajar, ler livros ou estudar algo que você ame. 

9. Cuidado com o excesso de autocobrança 

Estabeleça metas realistas na sua rotina! Está tudo bem não conseguir terminar 20 atividades diferentes no mesmo dia, você é um ser humano. 

Aprenda a reconhecer seus limites e imponha isso na sua vida, senão terminará todos os dias frustrado por não ter feito uma quantidade de coisas que a maioria das pessoas também não consegue.

Um dos piores inimigos da sua saúde física e mental são os sentimentos negativos. Culpar-se ou se sentir-se mal e incapaz frequentemente poderá desencadear problemas maiores no futuro. 

10. Tenha uma vida mais ativa 

 

Procure incluir no seu dia a dia alguma atividade física para se manter em movimento. É comprovado que um corpo ativo não só traz benefícios físicos, como também garante um excelente desempenho do cérebro.

Segundo uma atualização da OMS – Organização Mundial da Saúde, um adulto entre 18 e 64 anos deve realizar de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade ou de 75 a 150 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana.

Então, para manter a frequência e não desanimar, aposte em atividades do seu interesse.

como-manter-a-saude-fisica-e-mental

Uma boa alternativa para os dias corridos é apostar em aplicativos de treinos. Escolha as suas modalidades favoritas e descubra treinos de diferentes intensidades, com o tempo de duração que se encaixa no seu dia – e o melhor: para fazer onde e quando quiser.

Estabelecer esses pequenos hábitos e realizá-los  diariamente fará uma grande diferença para você a curto e longo prazo. Aproveite e leia mais algumas dicas para conquistar uma melhor qualidade de vida.

(Visited 132 times, 1 visits today)

Postado em:Bem-estar

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário