Como escolher o top para seu treino

Escolher o top certo para o seu treino não é só uma questão estética. Claro que nos incentiva muito usar um top lindo. Mas você sabia que escolher a roupa certa é essencial para manter a saúde dos seus seios?

Importância de escolher o top certo

Em entrevista ao Bem Estar, Michelle Norris, especialista em biomecânica do exercício e pesquisadora sênior no Research Group in Breast Health, da Universidade de Portsmouth (Inglaterra) explica que os seios se movem em três dimensões. “Para cima e baixo; para dentro e fora da caixa torácica; e lateralmente. Em excesso, isso pode prejudicar a postura na atividade física, causar dor e limitar a prática esportiva”.

Atividades físicas X seios caídos

Segundo um estudo da Universidade de Portsmouth, publicado no site Viver Bem, a oscilação das mamas durante uma atividade física como corrida pode chegar a até 21 cm – independente dos tamanhos dos seios.

Essa movimentação pode gerar incômodos durante ou depois da atividade física e, em longo prazo, causar flacidez. “Isso porque ela pode afetar os ligamentos de Cooper, tecidos responsáveis por manter as mamas firmes”.

Como prevenir flacidez

Há duas maneiras simples de evitar a flacidez nos seios gerada por motivos mecânicos. A primeira é utilizar um top adequado para a prática esportiva. A outra é investir em exercícios de fortalecimento da musculatura peitoral.

Como escolher o top certo?

Três características importantes devem ser avaliadas na hora de escolher o top: o design, o suporte e o ajuste.

O top deve ser bem firme e proporcionar boa sustentação aos seios, para que eles não se movimentem durante a atividade. Mas o encaixe deve ser perfeito ao ponto de não apertar muito. Isso porque um top muito apertado pode prejudicar a circulação sanguínea e limitar os movimento, como explica Rodrigo Brochetto, médico do esporte pela Universidade de São Paulo, que atende na clínica Care Club, em São Paulo em entrevista ao site Bem Estar.

Dica: enquanto estiver na loja provando seu top, dê uma corridinha ou saltos para ter uma ideia da sustentação fornecida pelo top.

Seios grandes

Os modelos de alças ajustáveis e largas são os mais recomendados para seios grandes. Modelos “capsula”, que possuem fecho na parte de trás também são recomendados.

Seios médios e pequenos

Tops sem fecho e de compressão são os mais indicados para quem tem seios pequenos a médios.

Tipo de atividade

Tops com maior sustentação são indicados para atividades com maior impacto como corrida, futebol e crossfit.

Atividades como tênis e pedalar pedem top com sustentação média.

Já atividades como Pilates e ioga pedem menor sustentação e ainda mais conforto.

Para musculação são indicados tops estilo nadador ou com as alças em formato de X que aliviam sobrecarga nos ombros.

Tecidos

Tecidos como Poliamida e elastano são mais fresquinhos e macios para as atividades que geram mais calor e atrito.

Modelos com tecidos mais densos como algodão dificultam a pele respirar e acumulam suor.

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Fê Lüttke

Written by

Analista de Mídias Sociais da LIVE!, adora levar uma vida leve. Ama correr e se orgulha em ser uma meia maratonista. Autora do blog Mulheres na Pista (www.mulheresnapista.com)

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