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Como Decidir Qual É O Melhor Horário Para Fazer Caminhada? LIVE! Blog

Como Decidir Qual É O Melhor Horário Para Fazer Caminhada?

Qual é o melhor horário para fazer caminhada? Você provavelmente já ouviu de algumas pessoas que é pela manhã. Mas existem aqueles que preferem à noite. Pois é, existem muitas opiniões diferentes sobre qual é o momento certo do dia para praticar essa atividade — e todas as possibilidades fazem sentido. Então, qual é a certa?

A primeira coisa que você precisa saber é que, de fato, não existe uma única resposta. O “horário ideal” para se exercitar varia de pessoa para pessoa e depende de muitos fatores, como a sua rotina, seu relógio biológico e até mesmo o objetivo da atividade física. 

Por isso, na hora de tomar essa decisão, vale considerar quais são os benefícios e cuidados que se deve ter ao fazer caminhada em qualquer horário. Para te ajudar nisso, convidamos o nosso embaixador Davi Xavier, que é corredor e influenciador fitness.

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Manhã, tarde ou noite: Qual é o melhor horário para fazer caminhada?

De modo geral, o melhor horário para fazer caminhada é aquele que você tem disponível. Fazer exercícios em qualquer momento do dia é melhor do que deixar de fazer. Lembre-se que os resultados só aparecem se você tiver disciplina e consistência. Cada horário tem um contexto diferente e você pode avaliar qual deles tem mais a ver com o seu dia a dia.

Por exemplo, a caminhada matinal é excelente para dar aquela dose de energia logo após acordar. “A sensação pós exercício logo cedo é a melhor. Ela ajuda a manter a concentração e o ritmo ágil durante o dia”, diz Davi. 

Entretanto, o atleta faz uma ressalva. Exercícios matinais são uma boa ideia apenas depois de uma boa noite de descanso. “Ninguém vai caminhar feliz com o corpo cansado e isso pode ter um reflexo negativo durante o dia todo.”

Por isso, para as pessoas que dormem mais tarde ou têm problemas de insônia, pode ser legal fazer a caminhada no período da noite — inclusive a prática noturna tende a facilitar o descanso, uma vez que gasta a energia do corpo. 

“O bom de fazer seu exercício de noite, é que você fecha seu dia com chave de ouro e fica com aquela sensação de que o dever foi cumprido com você mesmo”, aconselha Xavier. 

Para aqueles que têm disponibilidade, ir à tarde também é uma opção interessante, principalmente no que diz respeito à reposição de vitamina D. Esse  é um período em que o sol já está com seus raios mais fracos, diminuindo o risco de provocar queimaduras à pele – mesmo assim, continue usando protetor solar. 

Sobre o horário indicado para cada um desses períodos, Davi deixou algumas sugestões:

  • pela manhã: entre 6h e 7h, assim o seu corpo pode começar o dia com mais energia.; 
  • à tarde: entre 15h e 16h, porque, provavelmente, a digestão do almoço já está completa e o sol está mais baixo; 
  • ao longo da noite: perto das 19h, logo depois de chegar do trabalho, para não deixar o seu corpo relaxar muito, senão as chances de você deixar de fazer o exercício é grande.

Efeitos da caminhada em diferentes horários

Pensando em performance, é melhor fazer a sua caminhada ao anoitecer. Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que os resultados em resistência e construção muscular são melhores nas pessoas que se exercitam à noite. 

Isso acontece porque, nesse momento do dia, a temperatura corporal está mais elevada, o que melhora o desempenho. Por isso, caminhar à noite pode ser ideal para quem quer ganhar massa muscular.

Por outro lado, fazer a atividade pela manhã é mais aconselhável para quem deseja perder peso. Os níveis mais altos de hormônios que são produzidos nesse horário aumentam a queima calórica. 

Cuidados ao fazer caminhada em diferentes horários

Para fazer exercícios pela manhã, é importante que você esteja bem descansado. Além disso, é necessário tomar um café da manhã leve — nada muito pesado, para não irritar o estômago e gerar desconforto por conta da movimentação. Evite ir em jejum, pois você pode acabar sentindo-se fraca ao longo do trajeto.

Além disso, é fundamental cuidar da hidratação e se proteger do sol — o que também deve ser uma preocupação à tarde. Beba bastante água para repor o líquido perdido no suor e tome alguns cuidados com a exposição solar:

  • use protetor antes de sair de casa;
  • utilize blusas com proteção solar, bonés ou viseiras;
  • se possível, espere o sol ficar mais fraco.  

Por fim, à noite, procure lugares movimentados e nos quais as pessoas estejam, de preferência, se exercitando também. Isso é importante tanto para a sua segurança, por não ficar não ficar em um ambiente vazio, quanto para te dar um gás a mais. “Ver pessoas treinando pode motivar o ritmo da sua caminhada”, diz Davi, parceiro da LIVE!. 

E, claro, antes de qualquer atividade, faça um alongamento para evitar lesões. 

Seja qual for o melhor horário para fazer caminhada dentro da sua rotina, esse é um hábito em que vale a pena investir. Traz diversos benefícios para a saúde e é o primeiro passo para quem quer fazer atividades mais puxadas, como a corrida, por exemplo. 

Se esse é o seu objetivo, veja este artigo sobre como começar a correr

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Postado em:Fitness Saúde

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

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