Como Correr No Frio?

Como Correr No Frio?

Treinar aumenta a nossa disposição e energia para encarar a rotina, o que é muito bem-vindo no inverno, quando a preguiça, por pouco, não nos consome. Mas sair de casa nesse tempo para correr no frio exige muito mais disposição. E não é só isso. 

Alguns cuidados especiais são fundamentais para quem pratica exercícios na estação mais gelada.

Neste artigo, preparamos um guia para te manter motivado! Confira.

Por que correr no frio é mais difícil?

Sejamos sinceros, fazer qualquer coisa no frio fica muito mais difícil, especialmente atividades que demandam força física, como a corrida. Isso acontece por uma questão metabólica mesmo. 

Em temperaturas mais baixas, o organismo precisa de mais energia para aquecer o corpo. Essa preguicinha é uma forma de economizar nossa reserva energética.

Além disso, com a mudança do clima, os músculos ficam mais contraídos e as articulações, mais rígidas, o que nos deixa mais “travados”. Por conta disso, a gente acaba ficando mais propenso a lesões também.

Então correr no frio faz mal?

Respondendo de maneira bem direta: não, correr no frio não faz mal. Mas a baixa temperatura causa alguns efeitos no corpo — o que exige cuidados especiais nessa época —, como:

  • . menor oxigenação, uma vez que os vasos sanguíneos ficam mais contraídos, dificultando a passagem do sangue;
  • . imunidade mais baixa, aumentando o risco de contrair doenças infecciosas;
  • . possibilidade de alterações cardíacas, devido às alterações súbitas de temperatura.

Essas alterações no organismo, contudo, não são motivo para você ficar parado, viu? Com a preparação certa, você pode manter a sua rotina de treinos mesmo no inverno. Afinal, os benefícios da corrida permanecem em qualquer estação. 

Inclusive, durante o inverno, o gasto calórico é potencializado, sabia? Para manter o corpo aquecido internamente, o metabolismo é acelerado, consumindo mais energia. 

Então, para você continuar correndo mesmo no frio, conversamos com o Davi Xavier, corredor e embaixador da LIVE!, para dar algumas dicas de como se manter motivado e ativo. Confira a seguir!

Como correr no frio? 3 dicas para se preparar

Se você já vem de uma rotina de exercícios ao longo do ano, é muito mais fácil se manter motivado na época mais fria também. Afinal, você já está acostumado com a atividade física e certamente quer manter a evolução nos treinos. É claro que é muito menos confortável sair para correr no frio, mas Davi garante que a sensação de pós-treino é ainda melhor.

Então, vamos às dicas essenciais para se preparar antes de sair!

1. Fazer um aquecimento

“Fazer um bom aquecimento é a melhor forma para se preparar para um treino no frio”, afirma Davi. 

Como dito antes, no frio, o corpo fica mais rígido. Por este motivo, há maior propensão a lesões. Sendo assim, é fundamental fazer alguns exercícios de alongamento antes da corrida e dar uma “soltada” nos músculos e nas articulações antes de colocar as pernas para funcionar. 

2. Reforçar a imunidade

Ter a imunidade em dia é fundamental em qualquer época do ano, mas, no inverno, isso é ainda mais importante, pois ficamos mais expostos. Por este motivo, Davi aconselha que, nas temporadas de baixa temperatura, você dê um up no sistema imunológico.

“É interessante manter uma alimentação rica, consumir a boa e velha vitamina C e se hidratar bem durante o dia”, afirma o atleta. 

3. Usar roupas adequadas

“Com a roupa adequada e dez minutos de aquecimento, você já vai ter superado aquela sensação desconfortável do início”, assegura Davi. 

No frio, a roupa para corrida é um item muito relevante. Ela é fundamental para fazer a manutenção da temperatura corporal e proteger as extremidades do corpo — pés e mãos —, onde a circulação sanguínea fica mais comprometida. 

Além disso, Davi também chama atenção para os cuidados pós-treino. “Ao terminar a corrida, quando o corpo ainda está quente, você não deve se expor ao frio. Acabou o exercício? Se seca com uma toalha, troca a blusa e coloca um agasalho”, aconselha. 

Roupas para correr no frio

Como as roupas são essenciais para correr no frio, se você quer continuar treinando no inverno, é necessário investir em trajes específicos. Na LIVE!, você encontra diversas opções, como as seguintes:

Entre no site da LIVE! e se prepare para continuar seus treinos mesmo no inverno!

(Visited 233 times, 3 visits today)

Postado em:Fitness

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário