Quer Começar a Correr? Confira Como Aderir à Modalidade

Quer começar a correr mas ainda não sabe como fazer ou não conseguiu incluir a atividade dentro da sua rotina? Então fica de olho, pois temos aqui algumas dicas para te ajudar. 

Com toda a certeza, a corrida é um dos esportes mais democráticos. Ela é de fácil acesso e pode ser realizada por muitas pessoas e em diversos lugares — sem contar que não exige muitos equipamentos e nem mesmo uma mensalidade para poder praticar.

Se você está em busca de motivos para começar a correr, saiba que a atividade traz inúmeros benefícios para a saúde. Segundo um estudo publicado na revista “Medicine In Science Sports & Exercise” correr pode diminuir os riscos de doenças e ainda melhorar aspectos emocionais, aumentando a longevidade do atleta.

A pesquisa provou que a prática regular do exercício (150 minutos por semana, o que equivale a 30 minutos 5 vezes por semana) ajuda a prevenir a obesidade, doenças do coração, diabetes tipo 2, derrame e até alguns tipos de câncer.

E tem melhor motivação do que a nossa saúde? Se você se empolgou e já quer começar para garantir tantos benefícios assim, confira como dar o primeiro passo e colocar em prática esse esporte apaixonante.

O melhor lugar para correr depende de você

O melhor lugar para começar a correr e levar sua rotina de treinos a sério vai depender exclusivamente de você. Estrada, asfalto, parque, esteira: aposte em diferentes lugares para conhecer e ver com o que mais se identifica.

Se você se sente inseguro em correr na rua, uma ótima opção é a esteira da academia ou de casa, caso tenha uma. Já se você prefere correr lá fora, preze pela sua segurança e escolha locais que conheça (e se ficar inseguro, volte ou mude de rota).

Como começar a correr

Você deve estar se perguntando quanto tempo um iniciante deve correr mas, que tal pensar diferente? Ao invés de quantidade, foque na qualidade: comece devagar com caminhadas e, com o tempo, intercale trote (pequenas corridinhas) por alguns minutos.

Se a ideia é fazer 30 minutos de atividade, defina um tempo para caminhar e outro para correr. Por exemplo: comece com um minuto de caminhada e meio minuto de corrida, alternando até finalizar o período de treino. Quando sentir que seu corpo possui mais resistência, aumente o tempo de corrida e diminua o de caminhada.

Não tenha vergonha de correr devagar. Muitas pessoas desanimam logo no início pois reclamam de falta de fôlego e isso pode ser justamente por saírem correndo num ritmo intenso que não conseguem sustentar.

Então respeite seu corpo, se informe bastante e, se possível, procure ajuda de um profissional de educação física para melhorar seu desempenho.

Vale também se inscrever em provas de corrida de rua – essa pode ser uma ótima forma de se incentivar ainda mais e seguir treinando. Quando você chegar lá e ver tanta gente reunida, o clima, o kit e a medalha ao fim de todo o esforço, vai ver o quanto é bom correr!

Busque motivação para correr

Começar a correr sozinho pode não ser muito legal para você, então que tal enviar uma mensagem e convidar seu parceiro de treino para ir correr junto? Levar seu smartphone com uma boa playlist de corrida, também pode animar e transformar o seu percurso.

Leia também: Exercícios físicos: 5 atividades para fazer em dupla

Além disso, seguir perfis que vivenciam e falam diariamente sobre o tema, pode fazer toda a diferença quando o assunto é motivação. Nós, por exemplo, seguimos e adoramos acompanhar o perfil da nossa embaixadora Paola Carrijo.

Corredora há mais de 10 anos, a Paola é apaixonada pela modalidade e em seu perfil do Instagram ela conta como começou a correr e dá várias dicas e doses de motivação para quem quer iniciar (ou já pratica) o esporte também.

“Sabe quando você coloca o celular para carregar? É exatamente assim que me sento depois de correr. Muda tudo! A corrida liberta, o esporte transforma e a natureza energiza.”

Dicas para começar a correr pela Paola Carrijo:

  1. Não se compare: não foque no ritmo de outros atletas. Foque na construção da sua trajetória com o esporte;
  2. Programe-se e inclua os treinos na sua agenda: defina onde e quando você quer correr. Planeje os seus horários para que esse novo hábito faça parte da sua rotina;
  3. Evite pré-treinos muito pesados: opte por comer algo mais leve e, se possível, com certa antecedência. Alimentos muito pesados e gordurosos podem deixar a sua corrida bem desconfortável;
  4. Procurar um profissional capacitado vale super a pena, porque ele montará uma planilha de treinos específica para o seu caso;
  5. Não precisa correr todos os dias: descansar também faz parte do processo. Além disso, invista em exercícios de aquecimento e fortalecimento: não é “só” correr. Fortalecer é importante para preservar a massa magra, melhorar a performance e evitar lesões;
  6. Tenha um tênis próprio de corrida: não precisa ser o mais caro do mercado, mas ter um tênis que seja específico para a modalidade é muito importante;

Invista em roupas confortáveis para correr

Além de um bom tênis, correr exige também roupas leves e confortáveis. Então na hora de comprar looks de corrida, a nossa dica é se informar sobre cada detalhe, afinal de contas com a roupa certa você conseguirá se sentir livre para focar e alcançar o seu melhor. 

Aposte em camisetas com tecidos tecnológicos como o Quick Dry que auxiliam na secagem rápida, transportando a umidade do corpo para a superfície e garantindo equilíbrio térmico durante toda a prática; e Easy Care que são fáceis de manusear e possuem boa durabilidade, podendo ser lavado em máquinas de lavar.

Legging, shorts ou bermuda? O importante é você se sentir bem. Mas antes de comprar, confira se a peça possui média ou alta compressão para não ter perigo dela ficar descendo e se tornar um incômodo durante a prática do esporte.

Look 1 | Look 2

Existem ainda outros diferenciais super legais que você pode encontrar em roupas de correr: bolsos funcionais para levar as chaves ou o smartphone; shorts com elástico de silicone na barra, proporcionando maior firmeza e estabilidade.

Look 1 | Look 2

Se você é mulher, preste atenção na hora de escolher o top que deve ser de alta sustentação e garantir conforto durante toda a atividade. Aposte nos modelos com alças em elástico e regulador que proporcionam o ajuste de tamanho.

Leia também: Tops de academia: um guia completo para você

Look 1

Gosta de correr durante o dia? Invista num boné ou viseira + looks com tecnologia FPU 50+ que protege a pele dos raios UV. Gosta de correr à noite? Vista looks que possuem tecnologia com efeito refletivo e aumenta a segurança durante a prática noturna.

Look 1 | Look 2

Corra e não desista nunca

Não tenha vergonha de ser iniciante. Lembre-se que todos os corredores, sejam eles amadores ou aqueles profissionais que você acha super rápidos, um dia já foram iniciantes como você. Não compare seu ritmo com o dos outros.

Começar mais lento, aguentar poucos quilômetros ou intercalar trote com caminhada, faz parte do aprendizado. Curta o processo. O principal objetivo desse esporte é a sensação de prazer, de liberdade, de garantir saúde!

Não foque em evoluir rápido, mas em se manter movimento! Os resultados chegarão e valerão a pena.

Fê Lüttke

Written by

Analista de Mídias Sociais da LIVE!, adora levar uma vida leve. Ama correr e se orgulha em ser uma meia maratonista. Autora do blog Mulheres na Pista (www.mulheresnapista.com)

Deixe uma resposta