Benefícios Do Treinamento Funcional

6 Benefícios Do Treinamento Funcional

Você costuma sentir muitas dores no corpo ou dificuldades para fazer atividades e movimentos simples no seu dia a dia? Como sentar em um lugar mais baixo, subir escadas ou levantar da cama? Um dos benefícios do treinamento funcional é melhorar o seu desempenho ao realizar essas funções básicas do cotidiano.

Para ajudar você a levar mais movimento à rotina, reunimos dicas e informações importantes relacionadas aos exercícios funcionais. Neste artigo, você verá o que é esse treino, quem pode fazê-lo e quais vantagens ele apresenta para quem pratica.

O que é um treinamento funcional? 

O treinamento funcional é uma prática esportiva que se baseia nos movimentos naturais do corpo, como pular, agachar, correr e chutar, valorizando a qualidade da execução. Para isso, trabalha várias partes da estrutura física de forma integrada.

Por ser uma atividade que trabalha com os movimentos naturais do corpo, o treinamento funcional não precisa do auxílio de equipamentos.

Diferentemente da musculação, por exemplo, que tem o foco na força, um treino funcional se concentra na agilidade, na flexibilidade e na resistência. Por este motivo, hoje, é muito praticado por atletas que querem melhorar a mobilidade e o condicionamento físico. Mas nem sempre foi assim. No início, esse tipo de treino era usado pela Fisioterapia como exercício de reabilitação.

6 benefícios do treinamento funcional para a sua saúde

Até aqui, já ficou claro para você que um dos maiores benefícios do treinamento funcional é melhorar a mobilidade facilitando os movimentos que o nosso corpo realiza naturalmente, certo? Mas as vantagens dessa prática para a saúde não param por aqui. 

A seguir, listamos alguns dos motivos pelos quais você deveria começar a se exercitar dessa forma. Confira!

1. Aumento na capacidade cardiorrespiratória

Sentir o coração e a respiração acelerados é um bom sinal de que você está colocando seu corpo para funcionar na máxima potência. Isso ajuda a reduzir o risco de desenvolver várias doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto. 

2. Ajuda no emagrecimento

Treinamentos funcionais exigem muita energia, por isso, promovem um alto gasto calórico, o que auxilia no emagrecimento. Essa atividade acelera a queima de gordura em estoque — que fica armazenada no corpo quando consumimos mais do que gastamos. 

Uma pesquisa publicada no Journal of Human Sport and Exercise mostrou que mulheres que praticaram esse tipo de treino por 16 semanas tiveram uma redução de 18% na gordura corporal. 

3. Diminuição dos sintomas de depressão

Outro estudo realizado pela Escola de Educação Permanente da Universidade de São Paulo (EEP-USP)  mostrou que um dos benefícios do treinamento funcional é diminuir os sintomas de depressão. 

A pesquisa foi realizada com 65 pacientes que tomavam remédio para tratar a doença. Durante seis meses, por duas vezes na semana, eles cumpriam um circuito funcional. 

Quando o período chegou ao fim, os pesquisadores perceberam que houve mudanças positivas no comportamento dos pacientes. Segundo o estudo, eles relataram diminuição na sensação de desesperança – um sintoma muito comum da doença – e melhora na qualidade do sono.

4. Fortalecimento dos músculos e melhora da postura

Os treinos funcionais trabalham bastante a região do core, situada no abdômen. São esses músculos que dão sustentação a diversos outros membros, incluindo a coluna. Você sabia que um abdômen fraco que não é estimulado e fortalecido pode causar instabilidade em todo corpo?

Sendo assim, ao fortalecer o abdômen, você melhora a postura, diminuindo também dores na coluna. Além disso, os exercícios funcionais priorizam a execução correta dos movimentos, o que também aumenta a consciência corporal — colaborando mais uma vez para a postura. 

5. Atividade dinâmica que melhora o astral

Circuitos funcionais costumam ser bastante dinâmicos. Por este motivo, são uma excelente alternativa para aqueles que acham a musculação repetitiva e não conseguem manter a constância na academia.

Uma alternativa é combinar as duas práticas, o que pode ser ainda mais efetivo para o corpo — já que uma trabalha a flexibilidade e a outra, a força. 

6. Boa relação tempo x resultados

Não é preciso muitas horas de treino para completar um circuito funcional inteiro. Sendo assim, esse tipo de prática tem uma ótima relação de tempo x benefício. Por isso, é indicado principalmente para quem tem pouco tempo disponível no dia. 

Quem pode fazer treinamento funcional?

Treinamentos funcionais, como o crossfit, ganharam uma fama equivocada de que são muito pesados e machucam. Qualquer atividade física executada de maneira errada e desrespeitando o limite de quem pratica é prejudicial à saúde.

Desde que tenha liberação médica e, preferencialmente, acompanhamento profissional, o treino funcional pode ser realizado por qualquer pessoa e de qualquer idade. 

Os exercícios deverão ser adaptados para cada necessidade e limitação específica. 

Agora que você já conhece todos esses benefícios do treinamento funcional para a sua saúde, que tal começar a praticar? 

A LIVE! tem um aplicativo de treinos para você que pretende começar a se exercitar em casa. O LIVE! Experience reúne aulas de diversas modalidades com diferentes níveis, do iniciante ao avançado, preparadas por profissionais de alta competência.

Baixe agora, cadastre-se e experimente!

Conheça o nosso aplicativo LIVE! Experience

(Visited 5.373 times, 51 visits today)

Postado em:Fitness

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

2 comentários em 6 Benefícios Do Treinamento Funcional

  • Avatar
    Roberto de Jesus

    Bom dia,

    Estou sem acesso à plataforma já faz um tempo.
    Meu pagamento está em dia, inclusive contrato de 6 meses.

    • Team LIVE!
      Team LIVE!
      Autor

      Olá, Roberto! Tudo bem? Isso não era para acontecer! Você já conversou com nosso SAC? Se não, por favor entre em contato pelo e-mail no sac.ecommerce@liveoficial.com.br, via whatsapp (47) 2106-7460 ou telefone (47) 2106-7460, para que eles possam lhe ajudar.

Deixe seu comentário