Benefícios da Yoga para a mente e corpo.

7 Benefícios da yoga para mente e corpo

A yoga está há anos na cultura indiana – onde se originou – e vem dominando o restante do mundo cada dia mais. Seus benefícios são incontáveis e, por isso, a prática espiritual é também uma das melhores maneiras de promover a saúde e o bem-estar do corpo como um todo. Ao combinar posições mais exigentes e outras mais simples, os benefícios da yoga são rapidamente vistos no corpo e na mente de quem a realiza com frequência.

A combinação de posturas físicas com técnicas de respiração e meditação prometem amenizar os sintomas de depressão, insônia, estresse, dores musculares e má postura. 

Benefícios da Yoga para a mente e corpo

7 benefícios da yoga

Conheça agora os sete principais benefícios da yoga e anime-se a começar o quanto antes:

1. Auxilia na perda de peso

Assim como outras atividades físicas, é comprovado cientificamente que a yoga ajuda na perda de gordura. Um estudo realizado com 17 programas de controle de peso, feito pelo Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, indicou que a maioria deles apresentou reduções graduais e moderadas no peso dos participantes. 

Dentre as principais atividades observadas, algumas estavam: 

  • Práticas de yoga mais longas e regulares;
  • Várias posições de yoga;
  • Práticas em casa.

Observa-se que, quando há regularidade e um tempo considerável – de 30 minutos a 1 hora – de prática, os resultados vêm mais rapidamente. Além disso, também é possível notar que a yoga pode ser feito na sua casa, sem a necessidade de se deslocar para centros e lugares específicos ou pagar altas mensalidades.  

Posteriormente, o mesmo estudo feito em pessoas obesas comprovou que os benefícios da yoga estavam associados também à redução no índice de gordura corporal. 

Lembre-se que, mesmo sendo possível iniciar a atividade na sua própria casa, é importante ter o acompanhamento de um profissional para ter certeza de que está fazendo corretamente, caso contrário poderá ter lesões.

2. É eficaz no tratamento de dores 

Estudos da Agency for Healthcare Research and Quality também têm provado que a prática da yoga é eficaz na redução de dores na lombar, no pescoço, enxaquecas, joelho, coluna e dores musculares no geral.

Isso ocorre porque os músculos do corpo começam a ser trabalhados de forma integral, ganhando força e evitando possíveis problemas futuros. Além disso, a yoga também é altamente eficaz na prevenção de doenças, principalmente aquelas ligadas aos ossos e articulações. 

3. Alivia o estresse 

A prática regular está diretamente relacionada com a redução do hormônio do estresse no corpo, o cortisol. Por isso, quando se fala em yoga, associa-se a imagens de calma, paz e bem-estar. E isso não é apenas um mito. 

Os avanços são vistos mais rapidamente porque a prática também trabalha com a meditação e a respiração. Entre 17 estudos realizados pelo Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH), 12 mostraram-se eficazes na melhoria de questões físicas e psicológicas relacionadas ao estresse. 

4. Incentiva hábitos mais saudáveis

Para quem busca hábitos mais saudáveis, a atividade também torna-se uma grande aliada, pois auxilia como um incentivo, promovendo mais disciplina e equilíbrio aos praticantes. 

Em pesquisas apoiadas pelo NCCIH, feitas com jovens, foi observado que a yoga incentiva melhores hábitos alimentares por meio da motivação e da atenção plena. Outra questão ocorreu com o círculo social, pois, frequentando as aulas, as pessoas se apoiavam e estimulavam uns aos outros a adotarem uma vida mais saudável.

Benefícios da Yoga para a mente e corpo.

5. Auxilia contra o hábito de fumar

Em estudos financiados pelo NCCIH em 2019, já foi comprovado que participantes de um grupo de yoga tinham 37% mais chances de largar o vício no cigarro do que aqueles que frequentavam programas específicos para isso. 

Em 2020, pesquisas ainda comprovaram que apenas uma sessão de yoga é capaz de reduzir a vontade de fumar um cigarro. 

6. Melhora a saúde das crianças 

Os benefícios da yoga são visíveis também na vida das crianças. A prática promete melhorias. Veja algumas delas:

  • diminui os níveis de estresse;
  • auxilia a lidar com problemas de saúde emocionais, mentais e comportamentais;
  • reduz a ansiedade e a depressão;
  • auxilia na redução da obesidade ou sobrepeso.

Relatórios da American Academy of Pediatrics também indicaram que aulas de yoga feitas em ambientes escolares com parceiros/colegas são altamente benéficas na vida dos pequenos. 

7. É uma atividade física bem flexível 

Desde que você tenha um direcionamento, um tapete e um local onde há espaço suficiente, a yoga pode ser praticada facilmente. É uma das poucas atividades físicas que não exige diversos aparelhos ou pesos para obter resultados. 

Benefícios da Yoga para a mente e corpo.

Pratique em casa e veja os benefícios da yoga na sua vida

Se você já deu milhares de desculpas para não iniciar a prática da yoga, pode ser porque provavelmente imagina que precisará se inscrever em um centro específico para isso. Pensar em mensalidades altas, horários marcados e mais um compromisso faz com que as pessoas adiem ou desistam de começar as aulas. 

Agora, você já sabe que pode iniciar em qualquer lugar, então pegue um tapete, vista suas roupas e assista a aulas adequadas, de acordo com o seu nível e guiadas por um profissional. Conquiste uma vida mais saudável e insira essa prática facilmente na sua rotina com o aplicativo LIVE! Experience

(Visited 272 times, 1 visits today)

Postado em:Bem-estar

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário