aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Natação Infantil — 7 Benefícios Para Diferentes Idades – LIVE! Blog LIVE! Blog
Natação Infantil — 7 Benefícios Para Diferentes Idades

Natação Infantil — 7 Benefícios Para Diferentes Idades

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Ela trabalha com diferentes sistemas do corpo, estimulando diversas habilidades. Por este motivo, a natação infantil é um excelente esporte para crianças e uma grande aliada do desenvolvimento saudável. 

Neste artigo, reunimos alguns benefícios da prática dessa atividade durante os primeiros anos de vida, que vão fazer você querer colocar seu pequeno em uma aula o mais rápido possível. Confira!

7 benefícios da natação infantil

Essas vantagens que a natação infantil apresenta são percebidas tanto na esfera física, quanto na mental e na social. Os ganhos são muitos e perduram até a vida adulta. Além disso, é uma das atividades físicas mais recomendadas para fazer com crianças

Entenda a seguir o que esse esporte pode fazer pelas pequenos:

1. Desenvolvimento motor e cognitivo 

Durante a prática do exercício, o corpo precisa fazer movimentos coordenados entre braços, pernas, cabeça e tronco. Executá-los da maneira correta exige, além de muita concentração e disciplina, uma boa percepção de tempo e espaço. Aos poucos, com a prática, essas habilidades são aprimoradas e tornam-se mais naturais. 

2.  Melhora no sistema respiratório

A natação é um esporte que exige uma boa capacidade respiratória, afinal, é necessário ficar um bom tempo sem ar debaixo d’água. Sendo assim, é preciso exercitar a respiração da forma correta, utilizando o diafragma e guardando o fôlego. Aprender essas técnicas é muito útil, inclusive, para lidar com a ansiedade e o nervosismo fora da piscina. 

3. Melhora na circulação sanguínea

Além de melhorias significativas no sistema respiratório, a natação também colabora para a circulação sanguínea. Justamente por ser uma atividade praticada dentro d’água, o que exige um fôlego maior e uma respiração correta, ela proporciona maior oxigenação, o que estimula mais trabalho do coração para bombear o sangue.

4. Sono mais tranquilo

 Durante a infância, são necessárias mais de oito horas de sono por noite. O cérebro infantil precisa desse descanso pois trabalha muito, aprendendo o tempo inteiro. Para crianças muito agitadas ou com problemas para dormir, a natação pode ser uma excelente solução. Como é uma atividade muito completa, ela exige bastante energia.

5. Aumento de apetite

Uma vez que a natação consome muita energia, a criança também vai sentir a necessidade de se alimentar mais devido ao gasto energético. Dessa forma, se os pequenos têm dificuldade para comer, eles podem se beneficiar muito dessa atividade.

6. Noção de segurança 

Durante as aulas de natação infantil, as crianças também aprendem a como se comportar em ambientes aquáticos. Isso é muito importante para evitar possíveis acidentes e ensiná-las a como lidar caso ocorram, seja aprendendo a boiar, a controlar a respiração, entre outras coisas. 

7. Promove a autoconfiança

Por fim, a natação infantil ajuda a criança a construir mais segurança e autoconfiança com o seu corpo e os seus movimentos, pois ela aprende a se virar sozinha dentro de um ambiente novo. Cultivar esses sentimentos ainda nos primeiros anos de vida é importante para o desenvolvimento, refletindo diretamente na vida adulta e nos relacionamentos.

Como iniciar as crianças no esporte?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que as crianças sejam introduzidas à natação aos seis meses de idade. Desta fase até os dois anos, contudo, os pais devem acompanhar as aulas.

Durante esse período, as crianças não aprendem a nadar de fato, elas são apenas familiarizadas com o ambiente aquático, o que por si só já garante diversos benefícios, sendo, por exemplo, um interessante exercício para incentivar o desenvolvimento psicomotor. 

Dessa forma, essas são os aprendizados da natação infantil por faixa etária: 

  • de 06 meses a 2 anos: as aulas são guiadas para que o bebê experiencie a água, aprendendo a fazer os primeiros movimentos nesse ambiente;
  • de 03 a 04 anos: os bebês aprendem a fazer os primeiros movimentos de nado em linha reta, indo de um ponto a outro;
  • de 05 a 06 anos: as crianças começam a aprender diferentes tipos de nado, explorando novos movimentos do corpo;
  • de 07 a 12 anos: aperfeiçoam os estilos de nado e expandem a capacidade respiratória. 

Roupa de banho infantil

É inegável que a natação infantil é um excelente exercício para os primeiros anos de vida. Entretanto, para que todos esses benefícios sejam explorados ao máximo, o conforto da criança é primordial. Nesse sentido, as roupas fazem total diferença no desempenho.

A escolha do look ideal é super importante para que os pequenos explorem novos horizontes e façam novas descobertas: aposte em tecidos que proporcionam liberdade dos movimentos e, de preferência, com fator de proteção solar que protege a pele nos dias de praia ou piscina.

Confira a coleção infantil de praia de LIVE!, que ainda conta com opções com acabamento em amarração ou fechamentos ajustáveis. Garanta conforto para o seu pequeno se desenvolver ao máximo nas aulas de natação infantil!

(Visited 97 times, 1 visits today)

Postado em:Bem-estar

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário