Beach Tennis: conheça o esporte que conquistou os brasileiros

Imagine um esporte que seja um mix de tênis, vôlei de praia, badminton e frescobol. Sim, ele existe e tem conquistado a simpatia dos brasileiros. É o beach tennis! Praticado na areia, com regras próprias e campeonatos disputadíssimos.

Desde que chegou ao Brasil, em 2008, se popularizou não apenas em cidades litorâneas, mas também em municípios onde sequer há praia. 

Ficou curioso? Preparamos um material para você entender melhor como esse esporte funciona e, quem sabe, começar a jogar beach tennis. Confira!

Mas, afinal, o que é Beach Tennis?

O tênis de praia é um esporte supernovo, inspirado no frescobol. Foi criado há apenas 34 anos na província italiana de Ravenna e pode ser jogado individualmente ou em duplas. 

Em 1996, as regras foram padronizadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e, desde então, campeonatos ocorrem em todo o mundo com atletas profissionais da modalidade. 

O beach tennis é praticado em uma quadra de areia nivelada, parecida com a do vôlei de praia, com raquete e bolinhas próprias para o esporte. O objetivo dos jogadores é projetar a bola sobre a rede, em direção ao campo adversário, sem deixar ela cair no seu lado da quadra. 

Essa, inclusive, é uma das regras que diferem o beach tennis do tênis tradicional, no qual é permitido que a bola quique uma vez antes de o jogador bater nela com a raquete – o que não acontece na areia.

Geralmente, as partidas são disputadas no estilo “melhor de 3” e ganha quem vencer dois dos três sets. Mas isso pode variar de acordo com a competição.

Pessoas na praia jogando beach tennis

Leia mais: Conheça o aplicativo para treinos LIVE! Experience

Beach Tennis no Brasil

Foi nas areias do Rio de Janeiro que o tênis de praia deu seus primeiros passos em território brasileiro, em 2008, de acordo com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Embora seja relativamente nova no país, a modalidade já conta com um histórico interessante, que confere notoriedade ao Brasil no cenário mundial. 

As primeiras atletas de beach tennis fora da Itália a alcançarem a primeira colocação no ranking mundial são brasileiras! O feito foi conquistado em setembro de 2010 pelas cariocas Joana Cortez – também bi campeã pan-americana de tênis – e Samantha Barijan.

Florianópolis (SC) foi a primeira cidade brasileira a sediar um torneio de tênis de praia. A competição ocorreu em dezembro de 2010 e teve 36 atletas inscritos. 

Em 2017, a cidade fluminense de Niterói (RJ) sediou o maior evento de beach tennis do mundo, que reuniu aproximadamente 700 atletas entre amadores e profissionais.

4 diferenças entre o tênis de praia e o tênis tradicional: 

1. Raquete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Bola

3. Rede e quadra

 

 

Diferentemente do tênis convencional, em que a rede fica rente ao chão, no tênis de praia a altura mínima da rede é de 1,70 m e pode ter 1,80 m em jogos de determinadas categorias.

O tipo de quadra também muda. O tênis convencional pode ser praticado no saibro, na grama sintética ou no piso rápido, já o tênis de praia, é jogado apenas na areia. 

Como se joga beach tennis?

Embora não seja difícil de aprender, o tênis de praia possui regras próprias determinadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) que atualmente rege o esporte a nível internacional. 

Está pensando em experimentar a modalidade? Veja algumas regras do beach tennis que podem te ajudar:

Serviço (saque) 

Toda jogada deve iniciar com um saque. Ele pode ser feito fazendo o movimento por cima da cabeça, como no tênis convencional, ou por baixo. 

Nas disputas oficiais da modalidade, existe uma exceção para os jogos de dupla mista: os homens devem sempre sacar por baixo de acordo com a regra.

Nas partidas em dupla, os jogadores devem ficar em lados opostos da rede, sendo um deles responsável pelo saque. Na hora de sacar, o jogador deve ficar parado e só pode mexer os pés após lançar a bola para o alto. 

Dupla jogando beach tennis na praia

Neste quesito, também há duas diferenças para o tênis tradicional: no beach tennis, o sacador não tem um lado específico da quadra para sacar e, se ele errar a bola, não poderá repetir o saque. 

Veja algumas situações que são consideradas erros de saque:

  • Quando o jogador “furar”, ou seja, se a raquete não alcançar a bola jogada para o alto e deixar ela cair no chão; 
  • Se a bola bater na rede e não passar para o lado adversário;
  • Se a bola bater nos postes que sustentam a rede ou em alguma parte da estrutura da quadra; 
  • Se a bola tocar o corpo ou a roupa do jogador. 

Pontuação

Assim como no tênis tradicional, os jogos de beach tennis são divididos em set e em games. Dentro da partida, no formato mais comum da competição, o vencedor é o jogador (ou a dupla) que vencer dois de três sets disputados – veja mais adiante como isso ocorre detalhadamente.

Dentro do set, cada game tem quatro pontos que são contados da seguinte maneira: 

  • Primeiro ponto: soma 15; 
  • Segundo ponto: soma 30; 
  • Terceiro ponto: soma 40;
  • Quarto ponto: Game. 

Vence o game quem alcançar o quarto ponto primeiro. Em caso de empate 40 a 40, o tênis de praia não tem vantagem, ou seja, quem fizer o ponto seguinte vence – diferentemente do tênis convencional, que requer dois pontos de diferença.

Amigas conversando na quadra de beach tennis

O vencedor do set é o primeiro jogador, ou dupla, que vencer seis games com dois games de diferença sobre o oponente. Se houver empate, o jogo é decidido no tie break, uma espécie de set de desempate reduzido e com uma contagem diferenciada. 

Durante o tie break, os pontos são marcados como “zero”, “1”, “2”, “3” e assim por diante. Vence o primeiro jogador ou dupla que marcar sete pontos com uma margem de dois pontos sobre o adversário, e o tie break é encerrado somente quando ela for alcançada. 

Durante o jogo, se a bola tocar a linha, é considerado que ela foi dentro da quadra. Se tocar o poste ou outro equipamento estrutural da quadra antes de atingir o chão, o jogador que bateu na bola perde o ponto.

Quadra e rede

Na quadra de beach tennis, a areia deve ser distribuída da maneira mais uniforme possível para manter o nivelamento. 

Antes de jogar na praia, lembre-se de fazer uma vistoria no local onde o jogo vai ocorrer. Retire conchas ou objetos para que os jogadores não pisem e se machuquem durante a partida. 

Em partidas simples, a quadra deve ter 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Já para os jogos em dupla, a medida estabelecida é de 8 metros de largura. 

Mulher e homem jogando beach tennis

Segundo as regras da Federação Internacional de Tênis (ITF), a altura mínima da rede do tênis de praia é de 1, 70 m, podendo ter 1,80 m em jogos de determinadas categorias. 

Leia mais: Confira dicas para pedalar

Raquetes para beach tennis

O beach tennis não pode ser jogado com qualquer raquete. Existe um equipamento desenvolvido especificamente para o esporte, que leva em conta a flexibilidade e o peso ideal para manter a velocidade e o controle da bola.

As raquetes do tênis de praia têm uma textura mais grossa e possuem furos na parte arredondada que facilitam a batida, pois reduzem a resistência do ar durante o golpe. 

O material que compõem as raquetes de beach tennis incluem fibra de vidro, grafite, carbono e uma fibra sintética leve e resistente.

Visualmente, em termos de design e tamanho, elas são mais parecidas com as raquetes de padel do que com as raquetes do tênis convencional.

Homem segurando raquete de beach tennis

Bola do tênis de praia

Apesar da semelhança com o tênis convencional em relação à cor e ao tamanho, as bolinhas do tênis de praia são mais leves e especialmente desenvolvidas para o esporte. 

Inclusive, há regras específicas para os campeonatos oficiais de beach tennis. Todas as bolas usadas em torneios realizados sob as regras estipuladas pela Federação Internacional de Tênis devem ser aprovadas e nomeadas na lista oficial da entidade.

Mulher segurando bolinha de beach tennis

Leia também: Looks confortáveis e estilosos: saiba em quais peças apostar

Roupas para beach tennis

Agora que você já sabe o básico para jogar tênis de praia e conhece os equipamentos utilizados, antes de pisar na areia veja algumas dicas de roupas para beach tennis indicadas para a modalidade.

O principal é escolher peças que tenham uma boa vestibilidade. Por se tratar de um esporte com bastante movimento, aposte em tops com boa sustentação e, preferencialmente, alças largas. 

Busque roupas para beach tennis que contem com proteção solartecnologias de secagem rápida que deixem a pele fresca e protegida, favorecendo o conforto ao longo da prática.

Essa sensação de bem-estar fará toda a diferença na hora da partida. 

(Visited 1.439 times, 3 visits today)

Postado em:Bem-estar

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

Deixe seu comentário