7 Curiosidades sobre o Jeans que Você não Sabia

Se você é apaixonada por moda, certamente já teve curiosidades sobre o jeans — desde a sua história e até como ele se tornou tão essencial nas produções do dia a dia.

O fato é que se o jeans fosse uma cor, não podemos negar que ele seria a cor favorita de muitos de nós. Queridinho por seu caráter versátil e confortável, o jeans pode ser combinado com um salto ou uma sapatilha, para o trabalho ou para um fim de semana, para o dia ou para noite.

O que é jeans?

Você já deve ter se perguntado o que é jeans ou então, se jeans é cor ou tecido. Pois saiba que você não está sozinho, até mesmo os mais antenados no mundo fashion às vezes se sentem numa pegadinha sobre o assunto.

Mas vamos esclarecer: jeans é, na verdade, o nome dado a peça pronta para vestir e não ao tecido utilizado para a fabricação. Ou seja, é aquela sua calça ali no armário, prontinha para vestir.

“Tá, mas se jeans é a peça pronta, qual é o tecido do jeans?” O tecido utilizado é o denim que pode receber qualquer tipo de coloração, como o azul índigo por exemplo, que dá a tonalidade azul que tanto conhecemos das peças femininas e masculinas.

E, além das tradicionais calças jeans, hoje você encontra também camisas, casacos, vestidos e shorts jeans de diferentes modelagens e cores. Ou seja, tem para todos os gostos e você pode escolher o que mais combina com você! Perfeito né?!

Diferença entre jeans feminino e jeans masculino

Assim como conforto e estilo, o jeans é aquela peça indispensável. E como homens e mulheres possuem diferentes biotipos, há uma grande variedade de peças e opções para agradar ambos os públicos.

Além da modelagem que é feita para valorizar cada tipo de corpo, você já reparou que o zíper e os botões das calças femininas são de lados opostos da masculina? O motivo é simples.

Muito tempo atrás, principalmente entre a classe alta, as empregadas passavam horas vestindo as donas da casa. Ou seja, para deixar o trabalho mais prático e rápido, a solução foi inverter os botões, não apenas das calças, como das camisas também. Já os homens, como se vestiam sozinhos, não era necessário essa alteração. 

Agora você deve estar se perguntando, “Mas por que ainda hoje as peças têm essa diferença se as mulheres se vestem sozinhas?”, não há nenhum motivo específico, é apenas um costume no mundo da moda.

E aí, vamos conhecer algumas curiosidades sobre o jeans que a gente tanto ama?

  1. O primeiro jeans apareceu nos Estados Unidos em 1873. Levi Strauss criou-os pois eram mais resistentes e adequados para os trabalhadores da cidade;
  2. No século 19, o denim era usado em roupas de trabalho e o jeans era usado em roupas de alta costura. O denim era um tecido de algodão trançado, usado muitas vezes na cor branca. Após Levi Strauss ter dado o seu toque de cor azul, o jeans se tornou um tecido cool e foi inclusive parar em alguns tapetes vermelhos;
  3. As calças jeans se tornaram populares entre as mulheres apenas em 1960;
  4. Sabe aquele bolsinho menor na sua calça jeans? Ele foi criado para guardar os relógios de bolso de antigamente;
  5. A cor índigo é utilizada para dar a tão famosa cor de jeans, porém hoje, apenas uma gota pode tingir uma calça.
  6. No Brasil, em uma média, as mulheres hoje possuem 7 calças jeans cada. Ou seja, uma para cada dia da semana; 
  7. O jeans tornou-se uma cor neutra, podendo ser combinado com qualquer cor de sapato ou blusa.

Antigamente, o jeans era apenas usado para fazer calças. Para a nossa sorte, hoje podemos encontrá-lo também em jaquetas, tops e bermudas jeans!

Super legal, né? E para completar, separamos algumas curiosidades sobre o jeans LIVE!.

  • A LIVE! foi a marca pioneira ao lançar em 2016 a primeira legging com estampa que imita o jeans;
  • No lançamento, por ser inovação no mercado, a legging jeans foi o produto mais vendido;
  • Produtos jeans reversible, ou seja, além de um lado ter uma estampa exclusiva jeans, no outro tem uma estampa diferente. Isto é, você tem 2 looks em um único produto;
  • Produtos jeans disponíveis em todas as linhas, Kids, Men e LIVE!+.

A legging jeans LIVE! já faz parte do DNA da marca, tornou-se um item permanente que você vai encontrar em todas as coleções sempre com muito conforto. Além disso, nosso laboratório de tendências e estilo vem a cada coleção desenvolvendo novidades no jeans. 

Do fitness ao lifestyle, são modelos pensados para acompanhar você em diversas ocasiões do dia a dia. Experimente a versão do jeans LIVE! e surpreenda-se com essa linha perfeita com calças, leggings e fusô, bermudas, shorts e jaquetas.

Então, agora que você já sabe as curiosidades sobre o jeans, compartilhe com seus amigos e aproveite para garantir seu jeans LIVE!.

Sylvia Gatti

Written by

Deixe uma resposta