atividades físicas para fazer com crianças

10 atividades físicas para fazer com as crianças

Atividades físicas são super importantes para a saúde de todos e, inclusive, é recomendado desde a primeira infância através das brincadeiras. Você sabia disso?

Diferente dos adultos que vão à academia, as crianças não precisam de atividades físicas regradas e sistêmicas. Elas precisam se sentir motivadas com o lúdico, se exercitando e se movimentando através de brincadeiras.

Mas, se você é pai ou mãe, incentivar seus filhos a fazerem uma atividade física é apenas o começo. É importante que você tenha em mente que a criança deve praticar atividades variadas como, por exemplo, jogar futebol, vôlei, peteca, fazer natação, pular corda, etc…

Garantir essa diversidade ajuda a criança a ter uma boa base para evitar lesões precoces, no desenvolvimento motor, no controle do peso. Sem contar que as chances dela se manter mais ativa no futuro é ainda maior!

atividades físicas para fazer com as crianças

Brincar faz bem para a saúde

Se você já ouviu a frase “deixa a criança brincar, faz bem” é porque é a pura da verdade. É quando as crianças são pequenas que elas querem experimentar, testar todos os tipos de coisas e experiências – e isso é ótimo por vários motivos!

Como estão no início do desenvolvimento, os efeitos são gigantescos:

Pesquisadores do Hospital Infantil de Boston (EUA), afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, descobriram que as crianças que praticam exercícios têm efeito positivo no desenvolvimento dos circuitos cerebrais, se tornam mais organizados, eficientes e flexíveis.

Segundo os especialistas do estudo, não importava o tipo de atividade física. O fundamental para obter tal resultado era a criança estar ativa diversas vezes por semana, durante pelo menos 60 minutos.

Confira 5 benefícios das atividades físicas para as crianças

  • Melhora o sistema cardiocirculatório;
  • Ajuda na manutenção de um peso saudável;
  • Cria oportunidades de amizades;
  • Auxilia no desenvolvimento motor e na concentração;
  • Faz com que os ossos, músculos e articulações fiquem mais fortes.

Atividades físicas em família

Uma coisa é fato: crianças aprendem pelo exemplo. Então, se você puder participar e brincar junto com seus filhos, é ainda mais legal, considerando as memórias que estão sendo criadas e os benefícios para a saúde das crianças e da família.

Em meio a uma pandemia global onde estamos cada vez mais longe das pessoas, aproveitar essas oportunidades para estar com as pessoas que você ama, é algo essencial e valioso.

Leia também: Treino Funcional em Casa: 5 Exercícios Simples

Leia também: Exercícios Físicos: 5 Atividades Para Fazer em Dupla

As crianças amam esses momentos: elas observam tudo o que acontece e copiam para o dia a dia. Então, que tal criar novas oportunidades para estar presente e ainda ser exemplo, fazendo atividades físicas em família?

10 atividades físicas para fazer com as crianças

Mas é claro, não dá para impor uma atividade física. Para as crianças tomarem gosto, tem que ser algo realmente interessante e divertido. Por isso, listamos aqui 10 atividades físicas para fazer com seus filhos:

atividades físicas para fazer com as crianças

Amarelinha

Esta é a brincadeira perfeita para as crianças mais pequenas, a partir dos 4 anos, pois ajuda a desenvolver a coordenação motora fina (pegando e arremessando a pedrinha nas casinhas)  que é a capacidade de usar os pequenos músculos (braço e antebraço) para os movimentos mais delicados.

Além disso, a brincadeira tem o equilíbrio como parte fundamental justamente para desafiar o senso de orientação da criança.

Bicicleta

Uma das atividades que vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente neste momento de pandemia. E não é para menos: andar de bicicleta é fácil, prático e não exige mensalidade.

Se o seu filho ainda não aprendeu, esta é uma ótima oportunidade para você ensinar ele — e de quebra ainda ganhar mais uma ótima companhia para o seu próximo percurso. Que tal convidar ele para pedalar pelo bairro e descobrir novos lugares?

Aposte nos horários de menor movimento: vista os equipamentos de segurança necessários, passe protetor solar para se proteger do sol e vá com cuidado por caminhos que possuam ciclovias. 

Leia também: Ciclismo: Conheça os benefícios de andar de bicicleta

Circuito de exercícios

Esta ideia aqui é bem legal para fazer com as crianças maiorzinhas, que possuem bastante energia. Prepare um circuito de atividades no quintal de casa ou no parque: leve cordas, bolas, colchonetes e, se tiver, bambolês.

Que tal brincar de quem executa o percurso definido, em menos tempo?

Corrida

Essa é a atividade que as crianças adoram: vocês podem estar andando na rua e de repente: “vamos apostar uma corrida?”. É super legal e dá para garantir vários benefícios correndo, pois trabalha todo o corpo.

Aproveite também para ensinar às crianças lições valiosas sobre competições e sobre ganhar e perder. Afinal de contas, o importante é brincar e participar. Mas é claro, para melhorar a “colocação” na corrida, vale ensinar também a importância de treinar com consistência e nunca desistir — só assim existe a chance de fazer melhor amanhã. 

Dança

Para as crianças a dança fortalece a musculatura, estimula a coordenação motora, ajuda na flexibilidade e consciência corporal. Então, que tal apostar na dança para começar bem o dia? Ou, então, para aprender uma coreografia de dança legal no Youtube?

Dica: aprendam juntos os passinhos de algum vídeo de Tik Tok que esteja em alta. 

Esportes com bola

No “país do futebol”, vale dar uma chance também para o vôlei e o basquete, por exemplo. As atividades com bola aceleram o metabolismo, ajudam na coordenação motora e fortalecem os sistemas pulmonares e respiratórios. 

Natação

Se você possui acesso a uma piscina, prepare-se para o verão! Os dias de sol e calor são perfeitos para ensinar as crianças a nadarem, pois garantem os benefícios dessa atividade física aquática que ajuda desde o desenvolvimento motor até a própria segurança delas enquanto estão na água.

Pular corda

A brincadeira que fez parte da infância de muitos é super divertida e bem movimentada: trabalha todo o corpo o que é ótimo para a saúde!

Existem diferentes formas e níveis de pular corda. Pesquise no Youtube “Pular Corda Com Crianças” para conferir mais ideias para colocar em prática. Comecem pelo nível mais básico e vão aumentando juntos.

Trilha

Essa é uma atividade muito legal: simples e com benefícios que vão muito além da saúde física. Se você quer manter uma conexão com a natureza e ainda ensinar seus filhos sobre a importância e cuidado com o meio ambiente, faça trilha com as crianças!

Se você não se exercita frequentemente, pode caminhar com os filhos. Enquanto vocês se exercitam, se conectam também com o momento e com o mundo.

Yoga

A modalidade que vem conquistando a todos nos últimos anos é também uma boa opção para as crianças porque melhora a flexibilidade e força, além de ajudar na concentração, respiração, sensação de calma e relaxamento.

Existem opções de aulas de yoga para crianças que são justamente pensadas nelas. Aulas que misturam yoga e brincadeiras trazendo um lado mais divertido ao ensinar as poses – fazendo com que se interessem ainda mais pela prática.

Lembretes:

  • Deixem os celulares no silencioso e, se possível, fora de alcance. Assim vocês evitam a vontade de dar uma “espiadinha” no feed do Instagram;
  • Se a atividade for ao ar livre, usem protetor solar e estejam protegidos do sol;
  • Apostem em roupas confortáveis para fazer exercícios. 

Dia dos Pais LIVE!

No Dia dos Pais LIVE! lançamos uma campanha muito especial representando a relação entre pais e filhos e toda a sua beleza. Porque ser pai é ser apoio, coragem e inspiração. É ter a certeza de viver novas aventuras todos os dias e de estar muito bem acompanhado em todas elas.

Para incentivar ainda mais momentos entre pais e filhos, além de dicas de atividades para fazer com as crianças, temos vários looks masculinos super confortáveis para usar durante as atividades físicas em família — inclusive opções para combinar entre pais e filhos.

atividades físicas para fazer com as crianças

Confira mais na nossa loja online ou em uma das nossas lojas físicas em todo o Brasil.

 

(Visited 138 times, 1 visits today)

Postado em:Bem-estar

Team LIVE!

Escrito por Team LIVE!

1 comentário em 10 atividades físicas para fazer com as crianças

Deixe seu comentário